Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Colóquio debate relação da arte, filosofia e literatura portuguesas com redenção e escatologia

Imagem Capa do volume I do projeto "Redenção e escatologia" (det.) | D.R.

Colóquio debate relação da arte, filosofia e literatura portuguesas com redenção e escatologia

A Universidade Católica Portuguesa acolhe a 30 de setembro, em Lisboa, o 6.º Seminário Redenção e Escatologia, que relaciona estes temas na cultura portuguesa ao nível da reflexão filosófica, religiosa, artística e literária.

Os investigadores que têm prosseguido o cruzamento entre a teologia e arte apresentam «alguns dos temas e autores mais significativos do pensamento, da espiritualidade e do imaginário português no âmbito dos temas escatológicos do juízo final, da salvação, da redenção, do inferno e do paraíso», refere a nota de apresentação do projeto.

As noções de «redenção» e «escatologia» têm alcance não só «mitopoético e religioso», mas também no «contexto estético-literário como imagem ou metáfora», assim como no círculo filosófico e teológico, sentidos que o trabalho de investigação procura reelaborar «desde o sentido tradicional até ao valor metafísico que possam deter na contemporaneidade».

Filosofia e religião, filosofia e literatura, arte do Renascimento ao Barroco e fins do homem sob o signo das Luzes constituem os temas dos quatro painéis, que se iniciam às 11h00 e terminam pelas 18h00.

"A escatologia da vida da glória em Jerónimo Osório", "'Glória sobre o Tempo': visão contemplativa em Francisco da Holanda", "Das potencialidades cenográficas da talha barroca ao anúncio da Igreja viva", "Criação, ciência e redenção em Frei Manuel do Cenáculo" e "A morte e a ressurreição em 'A cidade e as serras' de Eça de Queirós", são alguns dos títulos das mais de 10 conferências previstas.

Após as conferências, às 18h00, é lançado o primeiro de seis volumes do projeto "Redenção e escatologia: estudos de filosofia, religião, literatura e arte na cultura portuguesa", obra editada pela Nota de Rodapé Edições (440 pp., 29,50 €).

O volume desenvolve a reflexão acerca das noções de redenção e de escatologia no contexto da herança patrística da Galécia e da Lusitânia, da herança islâmica e hebraica do al-Andalus e do Gharb al-Andalus e no contexto da espiritualidade cristã no período da fundação da nacionalidade.

O colóquio é organizado pelo Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica, em parceria com o Instituto de Filosofia Luso-Brasileira.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 15.09.2015

 

 

 
Imagem Capa do volume I do projeto "Redenção e escatologia" | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos