Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Conferências

Centro de Reflexão Cristã revisita Concílio Vaticano II

O Centro de Reflexão Cristã realiza em Lisboa, durante o mês de maio, um ciclo de conferências dedicado ao tema “Concílio – Revisitá-lo e pensar o futuro”.

Na primeira sessão, marcada para dia 2, Eduardo Lourenço e o padre José Tolentino Mendonça refletem sobre “O mundo mudado depois do Vaticano II”.

“Como organizar a Igreja - com que estruturas e ministérios?” é a interrogação proposta a 9 de maio ao frei Bento Domingues e a Emília Nadal.

Pedro Mexia e Teresa Toldy falam no dia 16 sobre “As questões não resolvidas” e, na conclusão do ciclo, a 23 de maio, Manuela Silva e o padre Peter Stilwell respondem à pergunta “Como continuar o Vaticano II?”.

Os encontros, com entrada livre, iniciam-se às 18h30 no Largo do Picadeiro, 10 (metro Baixa-Chiado).

O Concílio Ecuménico Vaticano II foi anunciado pelo papa João XXIII em 25 de janeiro de 1959 aos cardeais reunidos na basílica de S. Paulo Extramuros, em Roma.

A 25 de dezembro de 1961, o documento “Humanae salutis” convoca o concílio para o ano de 1962. As sessões, divididas em quatro etapas, decorreram entre 11 de outubro desse ano e 8 de dezembro de 1965, sendo as três últimas presididas pelo papa Paulo VI.

As constituições sobre liturgia (“Sacrosanctum Concilium”), identidade da Igreja (“Lumen Gentium”), revelação de Deus (“Dei Verbum”) e relação com a sociedade (“Gaudium et Spes”) constituem alguns dos textos conciliares que continuam hoje a marcar as prioridades e a vida das estruturas católicas.

O concílio ecuménico é uma assembleia de todos os bispos, convocado e presidido pelo papa, destinado a discutir questões de doutrina e disciplina de interesse para a Igreja.

 

Rui Martins
© SNPC | 24.04.11

Cartaz
















Foto

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página