Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Leiria-Fátima: Centro de Formação e Cultura alarga iniciativas ao Ano da Misericórdia

Imagem Leiria | D.R.

Leiria-Fátima: Centro de Formação e Cultura alarga iniciativas ao Ano da Misericórdia

O Centro de Formação e Cultura da diocese de Leiria-Fátima vai contar, pela primeira vez, com um ciclo de estudos de ética e espiritualidade, enquadrado no Ano da Misericórdia, que se junta às habituais propostas de conteúdos.

O novo ciclo, intitulado "Cuidar (n)as fronteiras da vida", começa por centrar-se numa «leitura cristã da condição da vida humana, dom frágil, cujas fronteiras interpelam a uma resposta ética» que «distancie do absurdo do sofrimento» e conduza «ao cuidado do outro como único jeito de ser verdadeiramente autêntico».

Na segunda fase do curso, «o olhar foca-se em alguns dos desafios éticos com que a prática do cuidado se debate, particularmente na área da saúde, evidenciando-se nesses cruzamentos éticos a relevância da dimensão espiritual no acompanhamento dos mais vulneráveis e a dimensão verdadeiramente holística do cuidado».

Divididas em três módulos, as seis sessões, que decorrem de outubro a janeiro de 2016, abrangem matérias como "Cuidar do corpo e da alma: representações de um tema transversal à história do cristianismo", "Questionar o sofrimento: a lição de Job", "O cuidado, lugar frágil", "Que lugar para a espiritualidade nos cuidados de saúde", e "Cuidar do cuidador (frágil): Elementos para uma espiritualidade do cuidado".

Tendo como antecessora a Escola de Formação Teológica para Leigos, fundada em 1984, o Centro de Formação e Cultura, criado no ano 2000, mantém a oferta do Curso Geral de Teologia, prestes a assinalar três décadas de história ininterrupta.

«O número reduzido de horas por disciplina» dá ao curso, que se inicia a 7 de outubro, «um carácter sintético, possibilitando apenas introduções fundamentais e uma visão panorâmica das diferentes áreas».

A formação visa «iniciar os participantes no pensamento teológico, abrindo perspetivas para posteriores aprofundamentos, dando a conhecer os âmbitos de investigação teológica e capacitando para uma reflexão teologicamente fundada».

Dividido em oito semestres, ministrados em horário pós-laboral, com quatro horas por semana, o plano curricular prevê 16 disciplinas, entre as quais Introdução à Bíblia, Cristologia, Eclesiologia, Sacramentologia, Introdução à Liturgia, História da Igreja, Ética Social, Escatologia, Teologia Pastoral e Escatologia.

Por seu lado, a Escola Diocesana Razões de Esperança apresenta sessões quinzenais, em horário pós-laboral - à semelhança dos anteriores -, que começam com conteúdos comuns, seguindo-se, após o intervalo, a formação específica para catequistas, agentes litúrgicos, animadores vocacionais e de leitura da Bíblia, entre outros.

O início do ano de atividades de 2015/16 está marcado para 25 de setembro, às 21h00, com a sessão de apresentação da recente encíclica do papa Francisco, "Louvado sejas". O encontro terá como intervenientes o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, Filipe Duarte Santos, professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Margarida Alvim, diretora da Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade.

O Ano da Misericórdia, instituído pelo papa Francisco, decorre entre 8 de dezembro e 20 de novembro de 2016.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 14.09.2015

 

 

 
Imagem Leiria | D.R.
Dividido em oito semestres, ministrados em horário pós-laboral, com quatro horas por semana, o plano curricular prevê 16 disciplinas, entre as quais Introdução à Bíblia, Cristologia, Eclesiologia, Sacramentologia, Introdução à Liturgia, História da Igreja, Ética Social, Escatologia, Teologia Pastoral e Escatologia
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos