Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Investigação

Centro de Estudos de História Religiosa debate teologia e política

O seminário sobre as "Relações Igreja-Estado", organizado pelo Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, prossegue a 13 de fevereiro, em Lisboa, com o tema "A teologia política pensa a política?", por Luís Salgado de Matos.

O ciclo continua a 13 de março com "A jurisprudência religiosa do Tribunal Constitucional português", apresentada por António Duarte Silva, anuncia uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A 3 de abril é a vez de Guilhermes Marques Pedro falar do tema "Da Teologia Política para a teoria das Relações Internacionais - R. Niebuhr e a teologia do realismo político".

As sessões agendadas até agora para 2013 terminam com a "Imprensa regional católica, Igreja e sociedade", por Alexandre Manuel, e a 5 de junho intervém o diretor do Centro de Estudos, António Matos Ferreira, num tema a anunciar.

O ciclo de estudos realiza-se desde dezembro de 2006 no âmbito do projecto "A Igreja Católica e o Estado Português no século XX: os Cardeais Mendes Belo (1907-1929), Gonçalves Cerejeira (1929-1971), António Ribeiro (1971-1998) e a República Portuguesa".

A iniciativa realiza-se em parceria com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, que acolhe as sessões das 18h30 às 20h00.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 31.01.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoParlamento português

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página