Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Cinema

Cavalo de guerra

No ano em que adaptou Tintin ao grande ecrã, Steven Spielberg lançou-se a nova obra cruzando uma incrível aventura com uma forte mensagem no género humano.

“Cavalo de guerra” é um drama ambientado na Primeira Guerra Mundial que nos traz a história de Joey, um heroico cavalo que cruza os mais adversos cenários bélicos e geográficos desde que em 1914 é vendido numa feira de Devon ao modesto quinteiro Narracott, até que cai em pleno campo de batalha francês, entre trincheiras inglesas e alemãs...

Não faria tanto sentido o filme versar apenas sobre o belíssimo equídeo se não integrasse diversas histórias que, todas juntas, compõem uma clara mensagem de esperança na capacidade dos homens de transpor disputas mais e menos pessoais de modo a concorrer para um bem comum. Aqui simbolizado na vida de Joey.

Foto

Assim, não é apenas a incrível resiliência de Joey que o faz sobreviver mas igualmente os gestos de amor de cada pessoa por quem passa para consigo. E é neste sentido que “Cavalo de Guerra” deixa de ser a história dum animal heroico para passar claramente a ser uma história de pessoas heroicas, muito mais habilitadas para o bem que une do que para o mal que divide.

Foto

Postas as inequívocas qualidades temáticas da obra, o filme apresenta na sua conceção original um enorme desafio: levar-nos a percorrer duas horas e meia de viagem à garupa de um cavalo conseguindo interessar-nos equitativa e equilibradamente por cada pequeno enredo que compõe a totalidade da história.

Foto

Um desafio muito mais difícil do que as palavras parecem sugerir e que deixa algumas reservas quanto ao resultado final... Tecnicamente o filme vive muito bem do trabalho fotográfico e de uma justa realização, mas não é aposta ganha na gestão do argumento.

Foto

Apesar de entrar na corrida aos Óscares como potencial candidato a melhor filme, e ainda que a noite das estatuetas douradas tenha ultimamente trazido surpresas, é provável que Spielberg, com todo o mérito da mensagem que passa, deixe a um dos pares o pódio da noite da Academia.

"Cavalo de guerra" estreia esta quinta-feira em Portugal.

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

 

 

Margarida Ataíde
Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
© SNPC | 22.02.12

Poster

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.