Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Oração

Carminho dá voz ao "passo-a-rezar" de Natal

A fadista Carminho e o padre José Tolentino Mendonça dão voz às meditações de Natal do site “Passo-a-Rezar”, que serão acompanhadas por temas musicais compostos e escolhidos pelo italiano Marco Frisina.

Marco Frisina, fundador e diretor do Coro da Diocese de Roma, além de maestro responsável pela Pontificia Cappella Musicale Lateranense, compôs bandas sonoras para diversos filmes e séries de televisão, e a sua atividade como compositor de música sacra é internacionalmente reconhecida.

A página passo-a-rezar.net dá sequência ao percurso iniciado em 2011 com "As Imagens do Natal", explicadas por textos do mosaicista jesuíta Marko Rupnik, autor do grande painel por trás do altar da basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, e continuado em 2012 com "As palavras do Natal", escritas pelo Papa Bento XVI.

O padre José Tolentino Mendonça, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, já colaborou com o Passo-a-Rezar na autoria dos textos do livro "Um Deus que Dança".

O Passo-a-Rezar, conceito com quase quatro anos de existência em Portugal, disponibiliza gratuitamente na internet uma proposta de oração e meditação diária, que pode ser escutada, a qualquer momento, num aparelho de áudio que suporte o formato digital “mp3”.

Mais de dez mil pessoas fazem diariamente a transferência dos ficheiros com as orações propostas, que incluem textos bíblicos, meditações e trechos musicais.

Os coordenadores da plataforma têm promovido a participação de personalidades do mundo da cultura, política, música e teatro, como Eunice Muñoz, Adriano Moreira, Mafalda Arnauth, Ruy de Carvalho, Miguel Guilherme, Joana Carneiro, Ricardo Carriço, Pedro Granger, Susana Arrais e Inês Herédia.

A iniciativa, criada pelo Apostolado da Oração, obra da Companhia de Jesus, conta com a colaboração do Grupo Rcom (Renascença comunicação multimédia) para a gravação e edição dos conteúdos, bem como parcerias com o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura e Agência Ecclesia.

 

Passo-a-rezar / Rui Jorge Martins
© SNPC | 13.12.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

CarminhoCarminho

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página