Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Câmara Municipal de Lisboa propõe visitas guiadas a presépios emblemáticos da cidade

O programa de visitas guiadas "Itinerários de Lisboa", promovido pelo município, está a dar a conhecer até 13 de dezembro presépios emblemáticos da cidade, localizados na sé patriarcal, basílicas, igrejas e museus.

A iniciativa começou esta terça-feira com o presépio da basílica de Estrela, moldado por Machado de Castro e considerado um dos mais extraordinários de Portugal, prosseguindo quarta-feira com o da igreja de Nossa Senhora da Anunciada.

Nesta quinta-feira é a vez do Museu Nacional do Azulejo, com um conjunto de 42 figuras de meados do século XVIII, atribuído a Dionísio e António Ferreira, enquanto que na sexta-feira é proposto o presépio da basílica dos Mártires, do mesmo século, a que são apontadas influências da tradição presepista do norte de Portugal.

No dia 11 os visitantes podem descobrir no Museu Nacional de Arte Antiga os presépios do convento das Necessidades e dos Marqueses de Belas, além de obras de pintura e escultura.

Os itinerários continuam a 12 de dezembro com a igreja de Nossa Senhora do Monte, com figuras realizadas em diferentes épocas, remontando o original, atribuído a António Ferreira, à primeira metade do século XVIII.

As visitas que dão a conhecer a história e riqueza cultural e artística dos presépios terminam no dia 13 com a cena da natividade de Jesus da sé patriarcal, a única assinada e datada por Machado de Castro (1766).

Os encontros realizam-se de terça a sábado (terça a sexta-feira às 10h00, sábado às 11h00), têm uma duração média de duas horas e realizam-se com 10 pessoas no mínimo e 30 no máximo.

As marcações são obrigatórias e o preço dos bilhetes é de 3,69 € (simples) e 6,15 € (duplo).

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 03.12.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoPresépio da basílica da Estrela

 

Ligações e contactos
Informações e marcações: telefone: 218 170 900; endereço eletrónico: lisboa.cultural@cm-lisboa.pt
Itinerários de Lisboa

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página