Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Cachecóis para aquecer o coração

Cachecóis para aquecer o coração

Imagem

Um cachecol não cobre o corpo todo, mas decerto aquece o pescoço e talvez também o coração. E assim as crianças de uma escola de Turim decidiram prender os seus cachecóis às árvores de uma das praças centrais da cidade, deixando-os à disposição dos numerosos sem-abrigo, obrigados a enfrentar nas ruas as geladas noites de Inverno.

Num mundo que anda à pressa, havia o risco de que o seu genuíno gesto de solidariedade não fosse compreendido e até visto como uma nova forma de decoração natalícia ou uma original instalação artística. Por isso, junto aos ramos de que pendem cachecóis de todos os aspetos, cores e fantasias, colocaram cartões em forma de coração que se dirigem diretamente a quem passa necessidade: «Tens frio? Leva-me. Eu aqueço-te». Uma mensagem simples mas profunda, educativa para as crianças e edificante para os adultos.

A ideia de prender os cachecóis para os colocar à disposição dos sem-abrigo chegou dos EUA, onde, em alguns locais, se tornou quase um hábito, ao início do inverno. Em Itália foi há algumas semanas experimentada em Bolonha, por parte de uma associação da cidade. Em Turim foram as crianças a pô-la em prática: os cachecóis dados pelas classes tornaram-se em poucos dias mais de 150. E já se acrescentaram alguns gorros.



 

Danilo Poggio
In "Avvenire"
Trad.: SNPC
Publicado em 25.11.2017 | Atualizado em 28.04.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos