Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Leitura

"Brotéria" debate pobreza e segurança social

A edição de dezembro da revista “Brotéria – Cristianismo e Cultura” é dedicada ao tema da Segurança Social.

«Além do editoral, sobre duas personalidades marcantes e opostas, Vaclav Havel e Kim Jong-il, neste número da Brotéria, depois da Saúde, da Educação e da Justiça, chega finalmente a temática da Segurança Social nesta série "Para o diálogo", que nos tem acompanhado ao longo dos meses e que pretende ser um contributo variado, setor a setor, para a reflexão e ação sobre Portugal, cujo modo de existência tem inevitavelmente de ser repensado.

Especialistas de inegável qualidade dão o seu contributo, quer sobre "A eficiência das políticas contra a pobreza" (Miguel Gouveia), quer sobre a "Pobreza sem ideologia" (Martim Avillez Figueiredo), quer, finalmente, sobre "O futuro da Segurança Social" (António Bagão Félix).

O chamado "estado social", em si, é sem dúvida uma das grandes conquistas europeias da segunda metade do século XX. Mas, será sustentável? Pode continuar vivo, em época de crise económica e financeira?

Parece claro que, para não morrer, tem de ser reformado ou reformulado. Mas como e onde? São estes contributos que nos permitem conhecer melhor a realidade na sua complexi­dade, mas também nos abrem horizontes para as mudanças possíveis e necessárias.

Tantas vezes a arquitetura é rebaixada à simples con­dição de T1 e T5, de modo imediatista e folclórico, deixando passar o essencial, a relação com o humanismo e o Homem. E isso que Bernardo Vaz Pinto, arquiteto da nova geração, traz à luz, ajudando a ver a relação fecunda mas escondida entre arquitetura e humanismo.

Henrique Araújo Regalo, responsável do Parque Nacional da Peneda-Gerês, nos 40 anos da sua existência, convida-nos a participar na temática e problemática de um Parque nacional, neste caso o mais antigo de Portugal, e introduz-nos também na rica história das questões ambientais no âmbito da legis­lação e do viver coletivo, "Errâncias sobre um território indemne".»

 

Capa

 

Texto: Editorial
© SNPC | 17.01.12

Capa

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.