Cultura e património
Encontro avalia livros e bibliotecas em instituições da Igreja católica e propõe projetos de valorização
O 2.º Encontro sobre as Bibliotecas e o Livro em Instituições Eclesiais, organizado pelo Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja Católica (SNCBI), vai realizar-se a 25 de março, no Seminário Maior do Porto.
A iniciativa conta com a participação do bibliotecário-arquivista do Vaticano, cardeal Rafaele Farina, do presidente e de um dos vogais da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, bispos D. Manuel Clemente e D. Carlos Azevedo, bem como da diretora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, Sandra Costa Saldanha.
O programa, que se inicia às 10h00, prevê a apresentação de «um ponto de situação sobre o estado do livro e das bibliotecas eclesiais portuguesas, tendo por base o inquérito de diagnóstico promovido pelo SNBCI», refere o site deste organismo.
Na jornada pretende-se igualmente «fomentar uma mais ampla divulgação e valorização dos acervos bibliográficos», através da divulgação do projeto de catálogo coletivo “Cesareia”, e «promover linhas estratégicas na atuação das bibliotecas eclesiais, através da proposta de uma dinâmica de intervenção global».
Durante o encontro, em que participam especialistas da Biblioteca Nacional de Portugal e da biblioteca da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), vai ser acionada «uma vertente formativa concertada, tendo em vista a requalificação técnica dos agentes envolvidos e o adequado tratamento dos espécimes».
Após o almoço está prevista a visita à biblioteca do Seminário Maior do Porto, seguindo-se os ateliês “Casos de Estudo e soluções de preservação do livro” e “Catalogação e acesso em rede”.
Rui Martins
© SNPC |
25.02.11







