Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Braga

Colóquio: "Dinâmicas do crer: do afeto à ação"

“Dinâmicas do Crer: do afeto à ação” é o tema de um colóquio que se realiza a 18 de janeiro em Braga, com a presença dos teólogos César Izquierdo e Pierangelo Sequeri, das Universidades de Navarra e Milão.

A sessão, com entrada livre, começa às 21h30 no Auditório Vita, do Centro Cultural e Pastoral da Arquidiocese de Braga.

O diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica (Braga) recorda que «a clássica definição de fé, dada por Tomás de Aquino, compreende-a imediatamente como ato do intelecto», embora «já aí se encontra presente a afetividade».

«Ao mesmo tempo – prossegue o docente – a fé converte a pessoa e transforma a sociedade: é, portanto, de ordem prática. Toda a tradição da reflexão teológica sobre a complexidade do ato de crer é um exemplo da relação entre, pelo menos, estas três dimensões: intelectual, afetiva e prática.»

Assim, «o ato de crer, enquanto ato fundamental do humano, é pluridimensional, constituindo o mundo dos afetos e o mundo da ação dois dos seus núcleos – ou melhor, duas dimensões do mesmo núcleo».

O diretor da Faculdade de Teologia de Braga e secretário da Comissão Episcopal da Doutrina da Fé refere que Pierangelo Sequeri um dos teólogos que mais tem escrito sobre a afetividade do crer e «um dos mais autorizados e originais teólogos atuais», distinguindo-se pelo modo «como aborda o mundo dos afetos na constituição da consciência crente».

Por seu lado, Cézar Izquierdo «tem dedicado grande parte da sua obra à reflexão sobre o ato de crer».

 

© SNPC | 11.01.11

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página