Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Cultura e espiritualidade

Bispo do Porto apresenta três primeiros volumes da coleção "Santos e Milagres da Idade Média Portuguesa"

O bispo do Porto e historiador D. Manuel Clemente apresenta a 7 de dezembro os primeiros três volumes da coleção "Santos e Milagres da Idade Média Portuguesa", recentemente publicada pelo Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa.

Trata-se de uma coletânea em 12 volumes onde se reúnem os textos matriciais mais antigos sobre alguns dos mártires e santos com culto muito alargado na antiguidade tardia e na alta Idade Média, no território que viria mais tarde a ser Portugal.

Sabemos bem como o regresso às fontes do Cristianismo suscitado pela dinâmica do Concílio Vaticano II teve uma importância crucial no revigoramento de muitas comunidades. Faltou-nos, todavia, a possibilidade de contacto com as experiências de irradiação da fé vivenciadas neste extremo ocidental da Europa.

Apesar dessa omissão, esta já longínqua aventura da afirmação do Cristianismo deixou marcas que conservam ainda hoje grande visibilidade na rede impressionante de igrejas românicas e na persistência de paróquias que mantêm como padroeiros figuras de santos que tiveram entre nós uma vastíssima veneração popular, muito antes de haver aqui o nome de Portugal.

Até ao presente pouco sabemos deste grande florescimento cultual, porque os textos que o documentam se mantinham escritos em latim.

A falha é agora colmatada com a publicação destes textos de deslumbrante vivacidade e qualidade literária, que, traduzidos para português com o maior rigor científico por uma equipa de reputados professores do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, farão o leitor (vi)ver com outros olhos figuras da santos com cujos nomes convivemos todos os dias, tantas vezes sem sabermos exatamente quem foram, e mesmo sem neles pensar, de tão familiares que são: São Vicente, Santa Justa, Santa Engrácia, Santa Eulália, São Félix, São Mamede, São Julião, São Sebastião…

São santos e mártires com uma tradição textual hispânica anterior ao século XII, com culto em território português em tempos da pré-nacionalidade, cuja escolha obedeceu a critérios que conjugam os interesses filológicos e académicos do Centro de Estudos Clássicos e o interesse do grande público.

A coleção pretende promover o conhecimento destes símbolos do nosso quotidiano, desenvolvendo ao mesmo tempo a investigação científica no campo da filologia e da cultura, num período especialmente significativo como é o da celebração do Ano da Fé.

A diocese do Porto foi escolhida para a apresentação dos primeiros três volumes (S. Vicente, Santa Eulália, Santa Engrácia e S. Félix), a ocorrer na véspera da festa da Imaculada Conceição.

Torna-se finalmente possível conhecer o essencial sobre cada santo e a difusão do seu culto no atual território português através da leitura desta obra, que fornece também alguns elementos para o conhecimento da implantação do cristianismo no espaço hispânico desde a Antiguidade até aos alvores da nacionalidade.

A apresentação vai ser feita por D. Manuel Clemente no auditório do Paço Episcopal do Porto, pelas 18h30. A entrada é livre,

Prevê-se que os três volumes seguintes (Santa. Justa e S. Cucufate, S. Sebastião e S. Lourenço) estejam disponíveis em 2013. Os restantes, S. Julião,  Santo Estêvão, Santo Adrião e S. Manços, S. Mamede e S. Jorge, S. Veríssimo, Máximo e Júlia e S. Cristóvão, S. Nicolau e Santiago, serão lançados até 2015.

 

Manuel António Ribeiro
In Voz Portucalense
06.12.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem
S. Vicente

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.