Cultura
Manuscrito do séc. XIII sobre aves é um dos primeiros 256, de 80 mil, que Biblioteca do Vaticano disponibiliza na internet
Um manuscrito com cerca de sete séculos sobre caça com aves, além de livros medievais usados nos mosteiros, integram o conjunto das primeiras 256 obras redigidas à mão que a Biblioteca do Vaticano digitalizou e disponibilizou na internet para acesso gratuito.
A iniciativa prevê a digitalização de 80 mil manuscritos com o apoio de patrocinadores e recurso a novas tecnologias, revelou a agência de notícias do Vaticano.
«Estamos muito felizes por poder dizer ao mundo que tomou forma o projeto de tornar acessíveis os manuscritos da Biblioteca do Vaticano via “web”, que podem ser estudados de qualquer parte do globo», afirmou o diretor da Biblioteca, o padre italiano Cesare Pasini.
O prefeito da instituição explicou que foram necessários dois anos de trabalho para a programação e que a digitalização começou há um ano.
Referindo-se às obras colocadas na internet, o responsável referiu que o volume mais «famoso» é "De arte venandi cum avibus", «ilustrado com particularidades muito detalhadas sobre como eram representados os pássaros e como se fazia a caça», livro que pertenceu a Frederico II, importante monarca europeu do século XIII.
O sacerdote adiantou que a instituição está envolvida na digitalização de manuscritos chineses, bem como escritos gregos e, «possivelmente», hebraicos, a par de um «grande projeto» ligado à Biblioteca de Oxford.
O padre Pasini realçou a importância dos patrocinadores e convidou instituições e particulares a apoiarem financeiramente a iniciativa.
Rui Jorge Martins
In Agência Ecclesia / Com SNPC
Imagens: Biblioteca Apostólica do Vaticano
© SNPC |
05.02.13







