Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Biblioteca Nacional acolhe colóquio internacional sobre Bíblia, «nossa herança cultural»

Imagem

Biblioteca Nacional acolhe colóquio internacional sobre Bíblia, «nossa herança cultural»

"A Bíblia medieval - do Românico ao Gótico (sécs. XII – XIII): textos e imagens, produção e usos" é o tema do colóquio internacional que a Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, acolhe a 3 e 4 de novembro.

«Tendo por base o estudo das Bíblias portáteis do século XIII», a iniciativa «pretende fomentar a reflexão e discussão» sobre aqueles manuscritos, de modo a «conhecer melhor o contexto histórico-cultural em que surgiram», explica a página do organismo.

A produção artística, a sua importância social e religiosa e o conhecimento dos novos contextos de leitura e modos de difusão e receção dos textos, assim como da reflexão teológica, constituem algumas das questões em debate.

«Parte da nossa herança cultural, estes códices são testemunhos eloquentes da história social e intelectual da Idade Média europeia e elementos relevantes para o reconhecimento identitário das instituições que os acolheram e personalidades que promoveram a sua produção e circulação», sublinha o texto de apresentação.

Os organizadores, entre os quais o Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica, o Centro de Estudos de Religiões e Culturas da mesma instituição e o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja contam «com a participação de investigadores nacionais e estrangeiros de distintos domínios do saber»-

O colóquio assume-se como «um valioso contributo para o aprofundamento e difusão daquela tipologia de manuscritos e será, igualmente, uma oportunidade para divulgar a investigação desenvolvida em Portugal, nomeadamente no domínio da iluminura medieval».

"A Bíblia, um livro sempre por ler", por José Tolentino de Mendonça, "Bíblia e universos bíblicos – percursos de identidade" (António Matos Ferreira) e "O sagrado portátil – perspetivas antropológicas" (Alfredo Teixeira) são algumas das intervenções previstas no programa.

A agenda inclui, antes da sessão de encerramento, a apresentação do catálogo das Bíblias portáteis, designado por "Sacra Pagina - Textos e imagens das Bíblias portáteis do século XIII pertencentes às colecções portuguesas", por José Mattoso.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 24.10.2015 | Atualizado em 29.04.2023

 

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos