Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Vaticano

Bento XVI e presidente da República de Itália assistem a concerto evocativo dos Pactos de Latrão

O papa Bento XVI e o presidente da República de Itália, Giorgio Napolitano, assistem nesta segunda-feira ao concerto evocativo do 84.º aniversário da assinatura dos Pactos de Latrão, protocolo que, entre outras disposições, criou o Estado da Cidade do Vaticano.

O concerto, oferecido pela Embaixada de Itália junto da Santa Sé e interpretado pela Orquestra "Maggio Musicale Fiorentino", decorre na Sala Paulo VI, no Vaticano, revela a mais recente edição do jornal "L'Osservatore Romano".

O programa prevê a execução da abertura de "A força do destino", do compositor Giuseppe Verdi, de quem se assinala o bicentenário do nascimento em 2013, e a "Terceira Sinfonia 'Heróica'", de Ludwig van Beetohoven.

Composta em 1804, a "Sinfonia 'Heróica'" foi originariamente concebida como uma homenagem a Napoleão Bonaparte, figura que Beethoven admirava enquanto encarnação do ideal de liberdade democrática.

Mas quando soube que Napoleão se tinha proclamado imperador, Beethoven, num momento de cólera, rasgou a dedicatória, bradando: «Também ele não passa de um homem comum! Agora espezinhará todos os direitos humanos, colocar-se-á acima dos outros, tornar-se-á um tirano!».

Nas primeiras edições de 1806 a Sinfonia é intitulada "Sinfonia Heróica composta para festejar a memória de um grande homem" e já não de "Bonaparte", como previsto originalmente.

Os Pactos de Latrão reconhecem a independência da Santa Sé, definem as relações com Itália e estipulam uma compensação ao Vaticano pelas perdas causadas com a anexação dos Estados Pontifícios, em 1870.

 

 

 

 

L'Osservatore Romano / SNPC
© SNPC | 03.02.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página