Ano Internacional da Astronomia
Da Bíblia
Fotografia e imagem
Notícias
Igreja e astronomia
Ligações

Imagens

Poeminência solar

Foto

Esta fotografia, obtida em Setembro de 1999, mostra uma proeminência solar que se estende até cem quilómetros acima da estrela. Estes fenómenos, que ultimamente não têm sido observados, podem afectar as comunicações e os sistemas de energia da Terra, situada a cerca de 100 milhões de quilómetros do Sol.

Fonte e legenda integral (em inglês): NASA

 

 

Spirit em Marte

Foto

Será que o Spirit conseguirá libertar-se do terreno macio de Marte? Os cientistas estão preocupados porque não sabem se o veículo robotizado com cinco anos de idade conseguirá libertar-se deste tipo de superfícies. Na fotografia, a roda dianteira do lado esquerdo parece estar a patinar, enquanto que a do lado direito já deixou de rodopiar e continua o percurso.
Muito longe do Spirit, o seu irmão gémeo, Opportunity, continua a caminhada rumo à cratera Endeavour.

Fonte e legenda integral (em inglês): NASA

 

 

Amanhecer no Pólo Sul

Foto

A imagem deste amanhecer foi obtida no dia 21 de Setembro de 2008. O sol ilumina a linha do horizonte e brilha sobre a superfície gelada. Sob a bandeira dos Estados Unidos uma placa assinala a localização do Pólo Sul geográfico. A estação de pesquisa onde a fotografia foi tirada é o local continuamente habitado mais a sul do planeta.
Do equinócio de Setembro até Dezembro, mês em que ocorre o solstício de Verão, o Sol subirá cada vez mais alto. Depois, até ao equinócio de Março, baixar-se-á diariamente, até desaparecer sob o horizonte durante os seis meses seguintes.

Fonte e legenda integral (em inglês): NASA


09.06.09


 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página