Ano Internacional da Astronomia
Da Bíblia
Fotografia e imagem
Notícias
Igreja e astronomia
Ligações

Imagens

Panorama celeste: localize as estrelas

Foto

À medida que a meia-noite se aproxima, revela-se um céu espetacular, como sucede nesta fotografia, tirada no Lago Salda, sudoeste da Turquia. As estrelas da constelação de Orion estão mesmo acima das águas azuladas, ao passo que Sirius, a estrela mais brilhante do céu, aparece à esquerda de Orion. À direita de Orion, mesmo acima da linha do horizonte, vêem-se as Plêiades, grupo de estrelas na constelação de Touro. Consegue também distinguir-se um arco que atravessa o céu, que é parte central da galáxia Via Láctea. Ao alto, no centro, estão as estrelas Castor e Pollux.

Fonte: NASA

 

 

A Terra e a sua atmosfera

Foto

Nesta imagem, tirada sobre o noroeste de África, vê-se a curvatura da Terra e a sua atmosfera. A atmosfera, composta por 78/100 de nitrogénio, 21/100 de oxigénio e 1/100 de outros componentes, protege o planeta das radiações provenientes do Sol e de outras estrelas, bem como dos meteoritos, dado que a maioria se incendeia antes de atingir a superfície. A atmosfera superior, que é afetada pela atividade solar, contribui para o estabelecimento do tempo e do clima.

Fonte: NASA

 

 

A Igreja e a Astronomia: manuscrito medieval

Imagem

São vários os testemunhos do interesse da Igreja pela astronomia, mesmo antes de Copérnico, Kepler ou Galileu. Este manuscrito, anterior a 1490, faz parte de uma compilação elaborada pelo monge Wolfgang de Styria, da Abadia de Melk, Áustria. Veja aqui a legenda completa (em inglês).

 

22.04.09


 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página