Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Leitura: "As origens do cristianismo - Padres apostólicos"

Imagem Capa (det.) | D.R.

Leitura: "As origens do cristianismo - Padres apostólicos"

Isidro Lamelas, investigador e professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, especialista na vida e obra de autores cristãos dos primeiros séculos, publicou recentemente o livro "As origens do cristianismo - Padres apostólicos", pela Paulus Editora.

«Os escritos e autores “apostólicos” correspondem à terceira geração cristã, depois dos Apóstolos e do período subapostólico em que se inscrevem as chamadas “cartas pastorais” do Novo Testamento. Estamos, pois, na nova fase pós-apostólica, em que a memória dos Apóstolos continua viva através dos seus discípulos ou sucessores», explica o autor.

É por isso natural que nos escritos se «respire ainda a atmosfera “apostólica”» e que alguns deles tenham gozado, durante algum tempo, do estatuto de escrito canónico, refere o religioso franciscano, que além de apresentar a tradução dos textos, os contextualiza à luz da vida, obra, teologia e preocupações pastorais dos autores.

«Os Padres Apostólicos são, assim, o elo de ligação e continuidade entre os Apóstolos e "aqueles que viram e ouviram" o Senhor e as gerações posteriores. Ou, dito de outro modo, são as testemunhas autorizadas da transição entre o período da Revelação e a idade da Tradição», assinala.

Ainda que pertençam a um período definido, o conjunto de escritos está «longe de ser homogéneo», surpreendendo «pela sua generosa diversidade, que vai do género epistolar e profético-apocalítico ao catequético-litúrgico, passando pelo género homilético ou o formato "sui generis" de Papias».

«A tal diversidade formal corresponde uma equivalente variedade no que se refere à autoria: temos bispos (Clemente, Inácio, Papias e Policarpo), um leigo casado (Hermas), anónimos ("Didaché", "Pseudobarnabé"). É ainda significativo o facto de estes «Padres» da segunda geração apostólica provirem de diferentes partes do vasto Império Romano: Ásia Menor (Policarpo, Papias, "Pseudobarnabé"), Síria (Inácio, "Didaché"), Roma (Clemente, Hermas)», refere a introdução.

A "Carta aos Coríntios" de Clemente de Roma, a "Homilia" do PseudoClemente, as as sete "Cartas" de Inácio de Antioquia, os escritos de Policarpo de Esmirna, a "Dicaché - Doutrina dos Apóstolos", a "Epístola de Barnabé", atribuída a PseudoBarnabé, "O pastor", de Hermas, e fragmentos de Papias de Hierápolis constituem o conteúdo deste livro.

«De entre estes autores tiveram relação direta com os Apóstolos: Clemente de Roma, Inácio de Antioquia e Policarpo de Esmirna. Quanto a Papias de Hierápolis, segundo Ireneu, conheceu e escutou São João e era amigo de Policarpo. O próprio Papias nos informa que no passado esteve em contacto direto com os presbíteros, que não são os discípulos imediatos de Jesus, mas discípulos diretos dos Apóstolos», indica o docente.

A variedade é acentuada pelo facto de os textos «surgirem como resposta a circunstâncias particulares das comunidades nascentes e de tenderem a falar não a título pessoal, mas em nome de uma comunidade ou da Igreja».

Todavia, entre a multiplicidade há elementos comuns, como a transmissão dos conteúdos fundamentais da fé nascente, a crença na iminência da segunda vinda de Cristo e os primeiros elementos da doutrina cristã.

Os textos que chegaram até hoje são uma parte escassa do que terá sido redigido: «Os estudiosos das origens e primeiras fontes do cristianismo deparam-se com um imenso naufrágio: do muito que se escreveu, para além dos textos neotestamentários, apenas chegou até nós uma percentagem muito pequena. De numerosas obras conhecemos apenas os títulos, de alguns títulos sabemos apenas que existiram ou foram atribuídos a determinados autores, de outros textos chegaram-nos às mãos apenas fragmentos».

Por isso, sublinha Isidro Lamelas, «não deixa de ser um milagre que das incertas vagas do tempo se tenham salvado obras tão antigas e preciosas».

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 10.05.2016

 

Título: As origens do cristianismo - Padres Apostólicos
Autor: Isidro Lamelas
Editora: Paulus
Páginas: 480
Preço: 21,00 €
ISBN: 978-972-301-909-4

 

 
Imagem Capa | D.R.
Ainda que pertençam a um período definido, o conjunto de escritos está «longe de ser homogéneo», surpreendendo «pela sua generosa diversidade, que vai do género epistolar e profético-apocalítico ao catequético-litúrgico, passando pelo género homilético ou o formato "sui generis" de Papias»
«Os estudiosos das origens e primeiras fontes do cristianismo deparam-se com um imenso naufrágio: do muito que se escreveu, para além dos textos neotestamentários, apenas chegou até nós uma percentagem muito pequena»
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos