Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Museu de Aveiro inaugura exposição de arte sacra alusiva aos 75 anos da restauração da diocese

É inaugurada este domingo no Museu de Aveiro a exposição de arte sacra evocativa dos 75 anos da restauração da diocese, que se assinalam em 2013.

Com esta iniciativa a Igreja local pretende «dinamizar o diálogo com o mundo e a sociedade em que está inserida», e ao mesmo tempo sensibilizar as comunidades cristãs «para o valor do património de que são possuidoras», bem como para a «correta conservação e preservação» desse «valioso património», resultante da «fé e culto cristão», sublinha o site diocesano.

Até ao fim da exposição "Diocese de Aveiro - Presente e Memória", marcado para 7 de abril, «destacam-se dois momentos culturais de grande alcance»: O transcendente presente” na “Palavra”, a 1 de fevereiro, e na “pintura”, no dia 2 de março, sempre às 21h00 nos claustros do museu e com entrada livre.

«O diálogo entre a Igreja e a Sociedade passa, mais vezes do que imaginamos, pelos umbrais da arte e aí se abrem as portas da fé, porque a arte e a cultura transportam em si um ministério profético», considera o bispo de Aveiro.

A declaração de D. António Francisco dos Santos, integra o texto de apresentação da exposição.

FotoMuseu de Aveiro

«Encontrar, a partir da arte, as marcas do tempo, conhecer a geografia da terra e contemplar a vivência cristã das comunidades, num olhar presente e simultâneo e no lugar emblemático do Museu de Aveiro, outrora Convento de Jesus, onde viveu e repousa Santa Joana Princesa, nossa Padroeira, é uma nova forma de evangelizar e um belo testemunho de missão», salienta o prelado na mensagem publicada no site diocesano.

A mostra «possui um acrescentado e oportuno objetivo ao trazer para novos átrios de conhecimento e de contemplação a beleza da arte e o valor da fé».

«Procuremos ver com os olhos do coração e da fé, como quem reza, atraído pelo encanto do transcendente ou inspirado pelo fascínio da santidade e admiremos a arte e a beleza, como quem eleva um hino ao talento humano das gerações que nos precederam», refere.

O bispo de Aveiro faz votos para que a mostra, concebida com a contribuição das 101 paróquias da diocese, amplie os horizontes dos visitantes em termos de «reflexão, de cultura, de diálogo e de fé».

A exposição, realizada em parceria com a Direção Regional de Cultura do Centro, é inaugurada às 15h30.

 

 

 

Rui Jorge Martins
Vídeo: Diocese de Aveiro
© SNPC | Atualizado em 19.01.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.