Pastoral da Cultura em movimento
Colóquio e exposição

Miguel Torga revisitado na Faculdade de Teologia de Braga

A Revista Cenáculo dos Alunos da Faculdade de Teologia-Braga, juntamente com a Vigaria Episcopal para a Cultura e Diálogo, realiza no dia 11, às 21h00, na Faculdade de Teologia-Braga, o colóquio "Tolerância /Cultura/Identidade em Miguel Torga", onde serão abordados o seu pensamento e obra. Porque a cultura é partilha, onde cada um recebe e dá, a entrada é gratuita.

Este colóquio tem como objectivo comemorar o centenário do nascimento do escritor e humanista Miguel Torga; procurar fazer uma leitura teológica da obra torguiana; colocar em relação a fé e a cultura naquilo que elas têm de mais próximo; tentar perceber a humanidade que podemos construir a partir das realidades existenciais do ser humano; olhar para a literatura como veículo universal de transmissão de uma fé, concepção de Deus e do Homem. Será também uma oportunidade para motivar a leitura dos grandes clássicos da literatura portuguesa como forma de ser, de estar e de interpretar o mundo que nos envolve.

O programa começa às 21h00 com um concerto pelo Coral de Lama (Barcelos), que interpretará alguns poemas de Miguel Torga, musicados pelo Maestro Dr. Joaquim Santos. Segue-se uma breve representação teatral de Marionetas com declamação e encenação da vida de Torga e dos poemas Mãe e Regresso, pelos alunos da escola EB2,3 de Celeirós. Às 21h30 haverá uma mesa redonda e debate em torno do pensamento e da obra do escritor, alusiva ao tema Tolerância/Cultura/Identidade em Miguel Torga, onde serão abordadas as questões de Deus, do Homem e do mundo na obra torguiana. A mesa redonda será moderada pelo Prof. Dr. Manuel Moreira da Costa Santos, da Universidade Católica Portuguesa (Faculdade Teologia de Braga), na qual intervirão Mário Tavares (Évora); António Afonso, presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro; Amadeu Torres (Castro Gil), professor Jubilado da Universidade Católica Portuguesa e António Esteves Martins, professor da Escola Básica EB2, 3 de Celeirós-Braga. Encerra com um Porto de Honra para todos os presentes.

A comemoração do centenário conta ainda com uma exposição onde estarão presentes as obras de Miguel Torga. A exposição começa no dia 11 de Dezembro prologando-se até ao dia 14 de Dezembro, e estará aberta ao público da parte da manhã na Faculdade de Teologia de Braga (Rua de Santa Margarida). No colóquio e na exposição estarão também à venda livros de Miguel Torga e de literatura afim, com 10% de desconto, pelas livrarias Centésima Página e Nova Livraria Diário do Minho.

Esta iniciativa cultural conta com os apoios de várias instituições: Faculdade de Teologia-Braga, Associação Comercial de Braga, Jorkting, Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia-Braga, Museu Pio XII, Serviços de Documentação da Universidade do Minho, Biblioteca Pública de Braga, Câmara Municipal de Terras de Bouro, Seminário Conciliar S. Pedro e S. Paulo, Gráfica Amares, Nova Livraria Diário do Minho, Livraria Centésima Página.

Arquidiocese de Braga

Publicado em 04.12.2007

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Convite
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada