Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Arcebispo de Nápoles lamenta morte de Pino Daniele e destaca legado do cantor italiano

Imagem

Arcebispo de Nápoles lamenta morte de Pino Daniele e destaca legado do cantor italiano

O arcebispo de Nápoles, cardeal Crescenzio Sepe, manifestou hoje «choque e dor com a notícia da morte imprevista do grande e querido músico e autor napolitano Pino Daniele», revela a agência italiana Sir.

«Com a partida desta Terra de Pino Daniele, Nápoles perde um filho que honrou a cidade com os seus excecionais dotes humanos e artísticos, tornando-se símbolo e embaixador apreciado em todo o lado, com as suas memoráveis canções, que muitas vezes recordei e citei nas minhas reflexões e homilias», sublinhou.

O cantor e compositor, que morreu na noite deste domingo, devido a um enfarte, tinha uma agenda de concertos repleta para divulgar o seu último trabalho, “Nero a metà”.

Nascido em Nápoles a 19 de março de 1955, Pino Daniele estreou-se na música em 1977 com o álbum "Terra Mia", cuja canção de lançamento, "Napule", se tornou um manifesto de esperança e desilusões de muitos italianos.

«Mudou o curso da música napolitana, tirou-lhe o pó e a naftalina e restituiu-a ao presente, contaminando-a com o rock, o blues e o jazz», fusão que tinha no núcleo a sua «admirável guitarra e a voz cheia de vibrações napolitanas e soul», escreve o diário “La Stampa”.

Prestes a completar 60 anos, o «símbolo» e «ídolo indiscutível» de Nápoles estava a preparar um álbum de inéditos, que deveria ser publicado dentro de alguns meses, adianta a mesma fonte.

Pino Daniele deixa cinco filhos: dois, já adultos, do casamento com Dorina Giangrande, e os mais pequenos, nascidos da união com Sofia Sciabarrasi, de quem se estava a separar.

O cardeal Sepe realçou «o estilo de vida sóbrio e a espessura cultural» de Pino Daniele, «a seriedade, a compostura, a honestidade moral e intelectual, a profundidade do seu pensamento e o seu grande amor por Nápoles, que soube transmitir, também com palavras de sofrimento».

«Uno-me ao luto da família pela irrecuperável perda do ilustre concidadão, exprimindo as condolências da Igreja de Nápoles», referiu o prelado, antes de recordar o que Pino Daniele «representou e fez pelo bem comum, envolvendo e juntando grandes multidões de jovens».

O funeral, presidido pelo padre que celebrou o Matrimónio de um dos filhos de Pino Daniele, realiza-se esta quarta-feira, em Roma.

 

Rui Jorge Martins
Com agências
Publicado em 05.01.2015 | Atualizado em 29.04.2023

 

 
Imagem
Uno-me ao luto da família pela irrecuperável perda do ilustre concidadão, exprimindo as condolências da Igreja de Nápoles», referiu o prelado, antes de recordar o que Pino Daniele «representou e fez pelo bem comum, envolvendo e juntando grandes multidões de jovens
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos