Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Fé, cultura e património

Agenda e aplicação informática com 365 obras de arte vão ser apresentadas no Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja

A apresentação de um programa informático com 365 obras de arte e a reflexão sobre a importância do património católico na música, têxteis e pintura vão marcar o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, a 18 de outubro, em Lisboa.

O lançamento da aplicação “365 Dias, 365 Obras” e da Agenda de Bens Culturais da Igreja 2013, no mosteiro dos Jerónimos, concluem um programa que se inicia às 10h00 na igreja da Memória, também na zona de Belém, com a intervenção do bispo das Forças Armadas, D. Januário Torgal Ferreira.

A iniciativa prossegue com Sandra Costa Saldanha, diretora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, entidade que organiza o Dia Nacional, seguindo-se a intervenção “Igrejas, Tesouros de Memórias”, por parte do presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto.

“Património de Música Sacra em Portugal: um acervo por resgatar”, por Rui Vieira Nery (Centro de Estudos de Música e Dança) e “Têxteis e paramentaria: um património invisível”, pela museóloga Manuela Pinto da Costa, são os temas em análise a partir das 11h30, com moderação de Paulo Rocha, diretor da Agência Ecclesia.

Após o almoço Paulo Almeida Fernandes (Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto) profere a conferência “Dos Tesouros às Histórias de Sítio: desafios para a redescoberta da Idade Média”, e José Alberto Seabra, do Museu Nacional de Arte Antiga, centra-se sobre “O Museu oculto das obras que renascem”, intervenções seguidas de debate, à semelhança do que sucede no painel da manhã.

Nuno Saldanha (Escola Superior de Design) apresenta o estudo “20 anos depois: o regresso da tela do altar-mor da Igreja da Memória”, «obra referencial da pintura portuguesa setecentista, ausente do seu local de origem durante duas décadas», a que se segue a sessão de encerramento e a passagem para o Mosteiro dos Jerónimos, onde às 18h00 decorre a apresentação da aplicação informática.

A entrada é livre, mediante inscrição prévia.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 09.10.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.