Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Leitura

Antologia de textos de Maria de Lourdes Pintasilgo

“Para um novo paradigma: um mundo assente no cuidado” é a antologia de textos de Maria de Lourdes Pintasilgo (1930-2004) que a Fundação Cuidar O Futuro e as Edições Afrontamento vão lançar a 15 de fevereiro, em Lisboa.

A obra, com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa e posfácio de Maria João Seixas, vai ser apresentada às 18h00 por Maria de Belém Roseira no auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa (Picoas Plaza, Rua Viriato, 13).

O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura adianta a “nota introdutória” do volume sobre a única primeira-ministra de Portugal e a segunda da Europa.

 

Nota introdutória

A Fundação Cuidar O Futuro, criada por Maria de Lourdes Pintasilgo, tem à sua guarda o seu arquivo pessoal, onde se encontram escritos da sua autoria e uma gama de documentos outros, que ilustram o seu percurso de vida. Os primeiros, incluem textos de conferências e comunicações que apresentou em lugares e ocasiões os mais diversos e sobre temas os mais variados.

Foto

Entendeu a Fundação Cuidar O Futuro tornar públicos alguns desses escritos, através da publicação de uma Antologia que os reunisse, concretizando assim por um lado, um desejo formulado ainda em vida por Maria de Lourdes Pintasilgo, e por outro, tornar acessível ao público em geral, a originalidade e pioneirismo das suas perspetivas, a multidisciplinaridade em que se movia, a ousadia de algumas das suas opiniões e as suas próprias ideias em relação a muitas matérias. 

Neste contexto, o grupo editorial decidiu organizar esta seleção de textos em quatro grandes grupos: Mulheres; Democracia, cidadania, direitos humanos; Desenvolvimento e Qualidade de Vida, população; Educação, valores, cultura, religião, ética.

Cabe agora aqui salientar alguns dos critérios que presidiram à organização desta coletânea.

Estes escritos são apresentados em três línguas, conforme os originais, línguas em que Maria de Lourdes Pintasilgo se exprimiu no seu périplo pelo mundo, enfatizando – se assim o caráter internacional da sua intervenção cívica.

Imagem

Cobrem o espaço temporal que vai de 1990 até 2004, ano da sua morte. Há estilos diferentes na escrita da autora, mais académico e discursivo nuns casos, mais coloquial noutros, poético em alguns incluindo o próprio aspeto gráfico. Optou-se também pela versão já publicada sempre que existia, caso contrário pela versão do arquivo pessoal. Há conceitos e o recurso a exemplos, que reaparecem em vários textos, o que pode dar um caráter de repetição. Contudo nada foi retirado, por o grupo editorial entender que se tratam de ideias fortes constitutivas do pensamento de Maria de Lourdes Pintasilgo. De referir também que o facto de em algumas citações não existir indicação da fonte, isso não constituiu qualquer constrangimento para o grupo de trabalho, visto não se tratarem na grande maioria dos casos, de textos académicos.

 

Grupo organizador da Antologia (Fundação Cuidar O Futuro)
© SNPC | 31.01.12

Capa

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.