Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

O Advento na pintura: Ana, Joaquim e a conceção de Maria

O Advento na pintura: Ana, Joaquim e a conceção de Maria

Imagem

A conceção da Virgem Maria é um episódio não evocado na Bíblia. As Escrituras não falam diretamente dos pais de Maria, mas a tradição cristã transmitiu-nos os seus nomes, Ana e Joaquim, evocados no evangelho apócrifo de Tiago.

Joaquim é descrito como um homem rico e piedoso que regularmente dá dos seus bens aos pobres e ao templo. Mas o casal não tem filhos, o que é causa de lamento. Quando Joaquim participa numa festa religiosa em Jerusalém, o sumo sacerdote recusa que deponha as suas ofertas, dado que a sua infertilidade seria o sinal de que estaria sob a maldição da lei.

Coberto de vergonha, Joaquim não ousa regressar a casa e retira-se para o deserto, para junto dos seus rebanhos. Um dia, um anjo aparece a Joaquim e Ana para lhes prometer um filho. Joaquim volta a Jerusalém, ao mesmo tempo que Ana parte ao seu encontro, e ambos se encontram na Porta Dourada, uma das que rodeavam a cidade. E então Joaquim e Ana abraçam-se.

Uma das obras mais célebres que relatam este episódio foi realizada por Giotto (1266/7 - 1337) na capela de Arena, em Pádua, no início do séc. XIV. Nesse espaço, Giotto executou um programa completo abrangendo o Novo Testamento e duas fontes apócrifas. Esta composição segue uma lógica cronológica, desde a vida de Ana e Joaquim até à de Cristo, no sentido horizontal e de alto para baixo, como uma banda desenhada gigante.

A cena que apresentamos ilustra o momento em que o casal se reencontra e partilha a alegria de saber que em breve serão pais de uma criança. Ambos são cúmplices, entre a indiferença das testemunhas do cenário. Os esposos amam-se, abraçam-se, isolados do resto do mundo pela auréola de santidade. A representação difere um pouco da fonte escrita porque o denominado protoevangelho de Tiago fala de um abraço, e não de um beijo.

Alguns viram neste episódio do encontro a prova da conceção imaculada da mãe de Cristo, já que a representação do beijo, e não de um abraço, parece constitui uma estratégia figurativa para exprimir a ideia de uma conceção sem ato sexual.



 

Imagem

 

In "Narthex"
Trad.: Rui Jorge Martins
Publicado em 07.12.2015

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos