Paisagens
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Peregrinação de Advento

Primeira semana do Advento, sábado: Rejeição

Um presente para pedir a Deus

Peço a Deus a cura pelas vezes em que experimentei a rejeição, e o perdão pelas vezes em que rejeitei outros quando se aproximaram de mim no tempo da necessidade.

 

Uma reflexão para o caminho

A cada ano, quando os noviços jesuítas com quem trabalho regressam das suas peregrinações a pé, vêm cheios de histórias da inesperada bondade que receberam ao longo do caminho. Muitas vezes nervosos quando ao princípio pedem o que precisam, crescem em confiança durante as semanas de estrada ao descobrir a quantidade de pessoas que parecem encantadas pela oportunidade que lhes é dada de mostrarem a sua generosidade.

A par dessas memórias de generosidade, porém, há sempre uma ou narrativa de rejeição. Padres impreparados para partilhar os quartos vazios das grandes casas paroquiais; família receosas de deixar esses jovens desarranjados dentro das suas casas; pessoas ricas apenas ansiosas por encorajar estranhos a irem para a próxima vila ou cidade. Provavelmente não os conseguiria culpar. Como é que reagiria se abrisse a sua porta a dois visitantes não anunciados que pedem comida e abrigo? Mas para os noviços, ser mandado embora no fim de um longo dia a andar a pé, com poucas probabilidades de encontrar comida em condições ou acomodação adequada, pode ser uma experiência central em toda a viagem.

Todos nós já conhecemos alguma coisa sobre rejeição nas nossas vidas. Mesmo que nunca tenhamos sido reduzidos à condição de pedintes, sabemos o que é a dor de uma relação que acabou, de uma oferta de ajuda recusada, ou de uma boa intenção mal julgada. O convite, hoje, é refletir em oração sobre o impacto que as rejeições tiveram em si. Será que elas o deixaram amargo e ressentido, necessitado da misericórdia de Deus? Ou a rejeição torna-o mais agradecido pela generosidade recebida noutras ocasiões, e mais aberto às necessidades dos outros?

 

Uma passagem bíblica para o caminho

Jesus sabia o que era ser rejeitado, mesmo antes do seu nascimento. Lucas conta como a sua mãe, Maria,

«teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria» (Lucas 2, 7).

Esta rejeição não é maliciosa; de facto, é totalmente compreensível. É o período do censo, a cidade está cheia, e Maria e José chegaram depois de todos os quartos disponíveis terem sido tomados. Ainda assim, é improvável que estas considerações tivessem feito o casal, que esperava a iminente chegada do seu primeiro filho, sentir-se melhor. Viram recusada a ajuda de que precisavam numa hora de grande necessidade.

No seu ministério, Jesus foi Ele próprio repetidamente rejeitado, muitas vezes por pessoas religiosas de quem poderia esperar que acolhessem a sua mensagem.
Se quiser falar em oração a Jesus sobre as rejeições que experimentou ou infligiu noutras pessoas, pode estar certo de que Ele sabe do que é que está a falar.

 

Palavras para a viagem

Bom Deus,
Tu sabes o que é, nas palavras do profeta Isaías,
ser «desprezado e rejeitado por outros».
Ajuda-me a lidar com os meus próprios sentimentos de rejeição,
e perdoa-me quando rejeitei outros nas suas necessidades.

 

P. Paul Nicholson
In An Advent pilgrimage, KM Publishing
Trad.: SNPC
06.12.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Advento 2013

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página