Vaticano
"O artista, como a Igreja, testemunha da beleza da fé": academias pontifícias realizam sessão pública e entregam prémio
As academias coordenadas pelo Pontifício Conselho da Cultura realizam esta quarta-feira, em Roma, a sua 17.ª sessão pública.
O programa prevê a entrega do Prémio das Academias Pontifícias, reservado este ano a escultores e pintores, bem como a entrega das cartas de nomeação aos responsáveis e membros da Pontifícia Academia das Latinidades, recentemente instituída pelo papa Bento XVI.
O encontro marcado para as 15h45 de Lisboa decorre sob o tema “O artista, como a Igreja, testemunha da beleza da fé”.
A abertura dos trabalhos cabe ao presidente do Pontifício Conselho da Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi, que esteve esta sexta-feira e sábado em Guimarães e Braga para a realização do Átrio dos Gentios, estrutura da Igreja Católica que tem como objetivo promover o diálogo entre crentes e não crentes.
Segue-se a saudação do secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Tarcisio Bertone, que lê uma mensagem do papa e entrega a carta de nomeação do presidente, secretário e académicos da Pontifícia Academia para a Latinidade.
Após a entrega do Prémio das Academias Pontifícias prevê-se o discurso do presidente deste organismo, Ivano Dionigi.
A agenda prossegue com a intervenção do cineasta italiano Pupi Avati, pertencente a uma das academias pontifícias, e a exibição do seu filme “Guardando oltre”, que dedicou ao papa em 2011, por ocasião dos seus 60 anos de ordenação sacerdotal.
A sessão, que inclui a execução de cinco peças musicais interpretadas pelo Coro da Diocese de Roma, conta com a presença dos responsáveis das academias de Teologia, S. Tomás de Aquino, Imaculada, Mariana Internacional, Belas Artes e Letras dos Virtuosos do Panteão, Cultorum Martyrum e Romana de Arqueologia.
O Pontifício Conselho da Cultura é também responsável por uma exposição sobre os tesouros do Azerbeijão, que até 5 de dezembro evoca na Praça de S. Pedro, no Vaticano, os 20 anos de relações diplomáticas entre o pais e a Santa Sé.
Rui Jorge Martins
© SNPC |
19.11.12






