Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Rabino Abraham Skorka, “irmão” do papa Francisco, apresenta livro em Portugal

Imagem

Rabino Abraham Skorka, “irmão” do papa Francisco, apresenta livro em Portugal

O rabino argentino Abraham Skorka, a quem o papa Francisco chama de «irmão», vai estar em Lisboa esta terça-feira para apresentar o livro “Sobre o céu e a terra” (Clube do Autor), que escreveu em parceria com o então arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio.

Nascido a 5 de julho de 1950, Abraham Skorka, casado e com dois filhos, conheceu Bergoglio em 1990, tendo ambos escrito o volume que reúne parte das conversas mantidas entre os dois ao longo de vários encontros realizados entre o arcebispado de Buenos Aires e a comunidade judaica Benei Tikva.

«Quando ele me propôs publicar alguns dos nossos diálogos, o “sim” saiu-me espontaneamente. Refletindo mais tarde, sozinho, na explicação para esta resposta tão rápida, pensei que se devia à nossa já longa experiência de diálogo, experiência rica que consolidou uma amizade e que daria o testemunho de caminharmos juntos sem esquecermos as nossas diferentes identidades religiosas», explica Francisco no livro.
 
«Com Skorka nunca tive de negociar a minha identidade católica, tal como ele não o fez com a sua identidade judaica, e isto não só pelo respeito que temos um pelo outro, mas também porque assim concebemos o diálogo inter-religioso. O desafio consistiu em caminharmos com respeito e afeto, caminharmos na presença de Deus e procurando sermos irrepreensíveis», assinala.
 
«Considero Skorka como um irmão e um amigo», referiu o papa sobre o rabino que se doutorou se em ciências químicas e, mais tarde, especializou-se em Direito de Família, sendo também professor honorário de Direito Judaico numa universidade argentina.

Abraham Skorka, rabino desde 1973, integrou a delegação oficial da visita de Francisco à Terra Santa, em maio de 2014, e participou no encontro de oração com o patriarca Bartolomeu e os presidentes de Israel e Palestina, Shimon Peres e Abu Mazen, realizada em junho no Vaticano.

«Trata-se de uma amizade muito forte. Uma amizade muito sincera em que oferecemos uma mensagem para a comunidade de Buenos Aires e para toda a humanidade. Uma mensagem de diálogo, de busca de conhecimento, de elevação espiritual pelo facto de caminharmos juntos», realçou Skorka, citado pela Rádio Vaticano.

«[O livro] foi o resultado do compromisso profundo que temos para com os valores bíblicos, as palavras de nossos profetas, e digo nossos: os profetas judeus, os profetas comuns», acrescentou.

A sessão de apresentação do volume, marcada para as 18h30 na livraria Ferin (Rua Nova do Almada, 70-74, ao Chiado), conta com as intervenções de frei Fernando Ventura e do rabino Elisha Salas, além de Abraham Skorka, que falará da sua amizade com o papa Francisco.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 14.12.2014 | Atualizado em 30.04.2023

 

 
Imagem
Com Skorka nunca tive de negociar a minha identidade católica, tal como ele não o fez com a sua identidade judaica, e isto não só pelo respeito que temos um pelo outro, mas também porque assim concebemos o diálogo inter-religioso. O desafio consistiu em caminharmos com respeito e afeto, caminharmos na presença de Deus e procurando sermos irrepreensíveis
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos