Elena Efimova/Bigstock.com
«No sínodo [dos bispos sobre o tema "os jovens, a fé e o discernimento vocacional", marcado para outubro de 2018], a Igreja, toda, quer escutar os jovens: o que pensam, o que sentem, o que querem, o que criticam e do que se arrependem. Tudo. A Igreja precisa ainda de mais primavera, e a primavera é a estação dos jovens.»
D.R.
«Um sínodo de que nenhum jovem se deve sentir excluído! "Façamos o sínodo para os jovens católicos, para os jovens que pertencem às associações católicas, assim é mais forte...". Não! O sínodo é o sínodo para e de todos os jovens! Os jovens são os protagonistas. "Mas também os jovens que se sentem agnósticos?" Sim! "Também os jovens que têm a fé morna?" Sim! "Também os jovens que se afastaram da Igreja?" Sim! "Também os jovens que (...) se sentem ateus?" Sim! Este é o sínodo dos jovens, e nós todos queremos escutar-vos. Cada jovem tem alguma coisa a dizer aos outros, qualquer coisa a dizer aos adultos, qualquer coisa a dizer aos padres, às irmãs, aos bispos e ao papa. Todos precisamos de de vos escutar!»
Elena AntonioGuillem/Bigstock.com
«O mundo de hoje precisa de jovens que andem "à pressa", que não se cansem de andar à pressa; de jovens que tenham aquela vocação de sentir que a vida lhes oferece uma missão. (...) Precisamos de jovens em caminho. O mundo só pode mudar se os jovens estão a caminho.»
D.R.
«Os jovens, hoje, é duro dizê-lo, mas muitas vezes são material descartável. E isso não podemos tolerá-lo! E nós temos de fazer este sínodo para dizer: "Nós, jovens, estamos aqui!". E nós iremos ao Panamá [próxima Jornada Mundial da Juventude, janeiro 2019] para dizer: "Nós, jovens, estamos aqui, em caminho. Não queremos ser material descartável! Nós temos um valor a dar".»
photoroman/Bigstock.com
«Se um jovem não arrisca, está envelhecido. E nós temos de arriscar.»
D.R.
«Sabeis bem que em Itália o sacramento do Crisma é chamado "o sacramento do adeus"! Depois do Crisma não se volta à Igreja. E porquê? Porque muitos jovens não sabem o que fazer.»
Maria_Savenkoa/Bigstock.com
«Muitas vezes, na vida, perdemos tempo a perguntar-nos: "Quem sou eu?". Mas tu podes perguntar-te quem és e passar toda uma vida a procurar quem és. Mas pergunta-te: "Para quem sou eu?".»
sanpom/Bigstock.com
«O sínodo não é um "parlatório". A Jornada Mundial da Juventude não será um "parlatório" ou um circo ou uma coisa bela, uma festa, e depois adeus, esqueci-me. Não, concretude. Nesta cultura líquida é preciso concretude, e a concretude é a vossa vocação.»
VadimGuzhva/Bigstock.com
«Aos jovens, hoje, aos jovens a vida pede uma missão, a Igreja pede-lhes uma missão, e eu desejo dar-vos esta missão: voltar atrás e falar com os avós. Hoje mais do que nunca necessitamos, precisamos desta ponte, do diálogo entre os avós e os jovens, entre os velhos e os jovens.»
Ammentorp/Bigstock.com
«Queridos jovens, sede corajosos! "Mas, padre, eu pequei, caio tantas vezes...". Vem-me à ideia uma canção alpina, belíssima, que os alpinos cantam: "Na arte de subir, o importante não é não cair, mas não permanecer caídos". Em frente! Caíste? Levanta-te e segue em frente.»