Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Cinema

A Nova Aliança: uma instalação a não perder

Se pensarmos o cinema como um espaço da irrupção do diferente, um campo de imanência para o exercício do pensamento e da alteridade, facilmente reconhecemos a importância que o registo cinematográfico, por mais banal que pareça, tem em nós.

Uma reflexão a fundo sobre o tema levar-nos-ia bem mais longe que o espaço deste comentário, pelas águas profundas e abertas da filosofia e da semiótica.

Seguindo uma das suas principais linhas de rumo como profissional do cinema, a professora e realizadora Inês Gil propôs-se investigar as relações entre a Igreja e o Cinema em Portugal e é em comunhão com essa preocupação que nasce a trilogia “Os Passageiros da Luz do Tempo”, já aqui divulgado, mas não sob forma de comentário.

Foto

Primeira parte dessa trilogia, “A Nova Aliança” é a instalação de vídeo que, em coordenação com uma exposição fotográfica nos estimula à reflexão sobre questões intemporais: a bioética, a ecologia, a espiritualidade e em comunhão com todas, a alteridade.

Numa época em que tão grandes desafios se nos apresentam nas dimensões referidas e em que parte do mundo, sobretudo o ocidental, se interroga sobre os paradigmas que têm regido a sua forma de vida e sustentação, uma reflexão desta natureza só pode ser bem-vinda, merecendo especial atenção a forma como pode ser encarado o renovar de uma aliança com Deus e, por Si, com o nosso semelhante.

Foto

Inês Gil parte da simbologia da Arca de Noé e escolhe a gemeleidade como ponto de interrogação simultaneamente sobre a nossa natureza e sobre aquilo que lhe acrescentamos, modificando-a.

Não fica, no entanto por aqui e exige-nos uma navegação mais atenta, às imagens que sugerem a importância do amor, da pluralidade tornando-nos, por estranho que pareça, únicos não apenas pela identidade individual mas pela forma singular que nos une, inequivocamente, ao Próximo.

A instalação e exposição fotográfica estarão patentes ao público até ao próximo dia 11 de setembro, no Museu de História Natural da Universidade de Lisboa, prevendo-se a sua passagem por outros pontos do país.

 

Imagem

 

Margarida Ataíde
© SNPC | 06.09.11

Foto

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página