Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

10.º Festival de Órgão do Algarve apresenta 10 concertos gratuitos

10.º Festival de Órgão do Algarve apresenta 10 concertos gratuitos

Imagem

É inaugurada esta sexta-feira a 10.ª edição do Festival de Órgão do Algarve, que irá levar a Faro, Portimão, Tavira e Boliqueime 10 concertos, interpretados pelo mesmo número de organistas em seis órgãos.

O arranque da iniciativa, sempre com apresentações gratuitas, está marcado para 3 de novembro, às 21h30 (hora de todos os concertos), com António Esteireiro, acompanhado pelo Grupo Coral Adágio, na igreja matriz de Portimão, que interpretam uma obra do compositor alemão Heinrich Schütz, inspirada num salmo religioso, refere a página “Sul Informação”.

O programa prossegue no sábado, 4, na igreja do Carmo, em Faro, novamente com António Esteireiro (a solo), seguindo-se, a 10 de novembro, a organista Daniela Moreira, na igreja matriz de Portimão.

O holandês Ton Koopman, «considerado por muitos o melhor organista da atualidade», segundo a Associação Cultural Música XXI, organizadora do evento, apresenta-se no dia 11, na sé de Faro.

O primeiro concerto na igreja matriz de Boliqueime está agendado para 17, com a participação do organista Daniel Oliveira e o violinista Alexêi Tolpygo, que interpretam obras predominantemente italianas, na forma de sonatas.

Na mesma data, em Tavira, o organista André Ferreira preparou para a igreja da Misericórdia, em Tavira, um programa de concerto «contrastante», que versará “O sacro e o profano no barroco italiano”.

A igreja do Carmo, em Faro, recebe novo concerto no dia 18, com Daniel Oliveira e Alexêi Tolpygo (órgão e violino barroco), seguindo-se, a 24 de novembro, André Ferreira, com o “O canto dos pássaros”.

O ciclo continua no mesmo dia 24, na igreja de Santiago, e, Tavira, com a organista brasileira Elisa Freixo, que repete o concerto a 25 de novembro, na sé de Faro, concluindo a iniciativa.



 

SNPC
Fonte: Sul Informação
Publicado em01.11.2017 | Atualizado em 30.04.2023

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos