Vemos, ouvimos e lemos
Transmissão da fé

A persistência dos tibetanos católicos

A 21 de Setembro de 1854, o P. Renou instala-se no vale de Bonga, onde funda a primeira missão católica do Tibete. Bonga marca o início de uma aventura apostólica que, durando perto de um século (1854-1952), receberá a colaboração de mais de sessenta missionários franceses e suíços. Apesar de um clima totalmente hostil, a actividade missionária floresce, principalmente nos vales de Saluen, do Alto Mékong e do Yangtsé.

Hoje existem mais de dez mil tibetanos católicos, isolados do mundo, esperando a cada dia, em oração, o regresso dos padres. Neste périplo, o autor das imagens que vos propomos, Constantin de Slizewic, filmou e fotografou as igrejas, campas, fotos, bibliotecas, vinhas, hospícios, relíquias, objectos e escritos que testemunham a fé cristã daquele povo.

As fotografias ilustram também o seguimento, durante dois meses, do P. Tang, de 28 anos, que por sua conta e risco veio da cidade de Xian para conceder os sacramentos a estes cristãos, que em cinquenta anos raramente tiveram a visita de um presbítero.

O acompanhamento da vida destes fiéis deu origem a um documentário de 40 minutos, intitulado “Um Natal no Tibete”: pela primeira vez em vários anos celebra-se a Missa que assinala e actualiza o nascimento de Jesus. O filme, co-realizado com Jean-Baptiste Warluzel e Falk van Gaver, retrata a vida destes tibetanos na China, duplamente perseguidos devido à sua nacionalidade e religião. O documentário recebeu um dos prémios da edição de 2007 do Festival Religion Today.

 

Veja as fotografias de Constantin de Slizewic.
Aguarde alguns segundos até que a primeira imagem seja carregada.

Texto: Constantin de Slizewic

© SNPC: Tradução | Publicado em 13.11.2007

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Missionário no Tibete
Missionário junto da população
© MEP
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada