Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Vaticano lança selo e moeda para assinalar aparições de Fátima

Vaticano lança selo e moeda para assinalar aparições de Fátima

Imagem D.R.

O departamento Filatélico e Numismático da Cidade do Vaticano emitiu esta quinta-feira um selo e um cartão alusivos ao centenário das aparições de Fátima, e nos próximos meses chegará uma moeda com o valor facial de dois euros relativa ao mesmo tema.

Baseando-se no testemunho da jovem Lúcia, uma das videntes, o autor do desenho, Stefano Morri, representa a Virgem a partir de uma nuvem, vestida de branco, repleta de luz e com um véu bordado de ouro que lhe cobre a cabeça e as costas.

O selo, de 2,55 €, apresenta diante da Senhora os três pastorinhos, em atitude de recolhimento e devoção, num cenário composto por uma paisagem bucólica, compondo o conjunto com um ambiente de serenidade e doçura.

As aparições constituem também um dos dois temas escolhidos pelo Vaticano para as duas moedas comemorativas de dois euros que serão emitidas em 2017 - o outro evoca os 1950 anos do martírio de S. Pedro e S. Paulo.

No que respeita às aparições, a imagem é composta pelos três pastorinhos, Lúcia e os irmãos Francisco e Jacinta Marto, que o papa Francisco vai declarar santos a 13 de maio, na Cova da Iria, com a basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima em fundo.

Não é a primeira vez que Fátima comparece na filatelia do Vaticano: em 1967 foram assinalados os 50 anos das aparições com selos de 30, 50 e 200 liras, representando, respetivamente, os três pastorinhos em oração, o santuário e o papa Paulo VI diante da imagem da Virgem.

Durante o pontificado de João Paulo II, que manteve uma ligação de especial afeto com Nossa Senhora de Fátima, foram realizadas três emissões, sendo a primeira de 1982, ano da primeira visita do papa polaco a Portugal, com Wojtyla junto à imagem da Virgem.

A segunda emissão, em 1984, recordou a viagem precedente, e em 2000, Ano Santo, novo selo evocou nova peregrinação do papa a Fátima, na qual foi revelado o terceiro segredo ligado às aparições e Francisco e Jacinta foram beatificados.

Em Portugal, os CTT marcam o centenário com o livro "Fátima. 100 anos", de Paulo Mendes Pinto, «que procura revisitar não só a história das Aparições e dos três videntes, mas também a história dos espaços físicos do Santuário» e a relação que os papas estabeleceram com a Cova da Iria.

Os dez mil exemplares numerados da edição bilingue contêm o bloco da emissão filatélica "Visita de Sua Santidade Papa Bento XVI a Portugal" (2010) e as emissões filatélicas "Santuários Marianos" (2016), "Centenário das Aparições de Fátima – Visita de Sua Santidade o Papa Francisco a Portugal" (2017) e "Emissão Conjunta Portugal, Eslováquia, Luxemburgo e Polónia – Centenário das Aparições de Fátima" (2017).

O gabinete filatélico do Vaticano também lançou, quinta-feira, um selo comemorativo do 90.º aniversário de Joseph Ratzinger - Bento XVI, que ocorreu a 16 de abril.



Imagem D.R.

Imagem D.R.

Imagem D.R.

Imagem D.R.

Imagem D.R.

Imagem D.R.

 

Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos