Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Vaticano lança página com questionário aos jovens para preparação do Sínodo

Vaticano lança página com questionário aos jovens para preparação do Sínodo

Imagem Jornada Mundial da Juventude | Julho 2013 | Rio de Janeiro, Brasil | D.R.

O Vaticano lança hoje uma página na internet com vista à preparação da próxima assembleia geral do Sínodo dos Bispos que inclui um questionário «dirigido diretamente aos jovens», anunciou a Sala de Imprensa da Santa Sé.

As perguntas referentes ao encontro com cardeais, bispos e consultores do clero e do laicado de todos os continentes que em outubro de 2018 debate o tema "Os jovens, a fé e o discernimento vocacional" estão formuladas em italiano, inglês, francês, espanhol e português.

As respostas, que podem ser enviadas até 30 de novembro, «serão de grande utilidade no caminho de preparação do acontecimento sinodal e farão parte da ampla consulta» que a Secretaria Geral da assembleia «está a conduzir a todos os níveis do povo de Deus», revela o comunicado.

«Esta iniciativa permitirá promover uma mais ampla participação de todos os jovens do mundo, não só recebendo informação sobre o evento sinodal, mas também interagindo e participando no caminho de preparação», explica a nota.

Na recente Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, realizada em Fátima a 3 de junho sobre a relação dos jovens com a Cultura, o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais manifestou estranheza pelo atraso na preparação da assembleia.

«Mesmo dentro da Igreja, não é facilmente compreensível que, a pouco mais de um ano da realização do Sínodo, esta análise e reflexão quase não tenham entrado em velocidade de cruzeiro», afirmou D. Pio Alves.

O responsável sublinhou que «é notória a diferença, para menos, da receção, na comunicação global» do tema do Sínodo «quando comparado com o objeto do sínodo anterior sobre a família. E, ainda que situados em âmbitos distintos, a juventude não é menos importante. Mistérios!».

A mesma «preocupação» foi referida pela referente da Pastoral da Cultura da diocese de Bragança-Miranda: «Depois queixam-se de que os sínodos não são caminhar juntos, que é isso que significa o sínodo».

«Os  documentos preparatórios são entregues muito antes precisamente para que se  preparem os sínodos, e de facto temos dado pouca atenção a este documento», apontou Fátima Pimparel.

A página na internet com o questionário ficará disponível no seguinte endereço: http: //youth.synod2018.va.



 

SNPC
Fonte: Sala de Imprensa da Santa Sé
Publicado em 14.06.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos