Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Vaticano estará pela primeira vez na abertura dos Jogos Olímpicos

Imagem D.R.

Vaticano estará pela primeira vez na abertura dos Jogos Olímpicos

Rio de Janeiro, 5 de agosto de 2016: pela primeira vez uma comitiva institucional de três enviados da Santa Sé, encabeçada pelo subsecretário do Conselho Pontifício da Cultura, vai assistir à inauguração dos Jogos Olímpicos.

O grupo dirigido pelo padre espanhol Melchor Sánchez de Toca y Alameda será convidado especial do Comité Olímpico Internacional, organismo que é um dos patrocinadores do primeiro encontro mundial sobre desporto e fé, que se realizará de 5 a 7 de outubro, no Vaticano.

Igualmente sem precedentes foi o acordo assinado em maio, no Vaticano, entre o Comité Paralímpico Italiano e o Conselho Pontifício da Cultura, mediante o qual a sede dos atletas transalpinos durante as Olimpíadas para pessoas com deficiência vai estar sediado numa paróquia do Rio de Janeiro, Imaculada Conceição.

Sánchez de Toca explicou que foram avaliadas várias opções, como colégios, e por fim chegou-se à identificação das instalações de uma paróquia que reuniam as características adequadas para a instalação de áreas para acolhimento, entrevistas, refeitório e conferências.

«O deporto paralímpico é uma prova de como o desporto pode ajudar as pessoas a superar as suas limitações impostas por acidentes, doenças. São histórias de valor, superação, esforço. A paróquia beneficiará muito com a presenta de atletas paralímpicos e, vice-versa, os atletas serão beneficiados com a vitalidade da fé de uma igreja carioca», assinalou.

 

Desporto e fé no Vaticano

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach, são algumas das personalidades previstas para o encontro sobre fé e religião, para o qual não está ainda afastada a possibilidade de um encontro com o papa.

O tema do encontro, que terminará com uma declaração, foi inspirado por uma afirmação de Francisco: «Desafia-te a ti mesmo no jogo da vida, como se faz no jogo do desporto».

O padre Toca y Alameda esclarece que esta «será a primeira reunião de alto nível no Vaticano sobre o desporto e a fé, embora não se venha a tratar de um acontecimento isolado, dado que a ideia é criar um movimento global que envolva todos, independentemente da fé, cultura e geografia».

«“Inclusion, involvement, inspiration” serão os três grandes “in” que indicam a área temática do congresso», afirmou o responsável, acrescentando que os debates procurarão perceber «como desporto e fé, juntos, podem contribuir para criar sociedades mais integradas» (“inclusion”).

Os participantes tentarão igualmente «promover, nas pessoas, consciência cívica e desejo de se comprometerem pela comunidade» (“involvement”) a par de optarem por escolhas que lhes permitam ter «vidas mais saudáveis, mais íntegras e mais completas» (“inspiration”).

Oliver Baete, administrador delegado do principal patrocinador do encontro, a multinacional de seguros Allianz, mostrou-se convicto de que «a conferência marcará a primeira pedra de um movimento global para construir pontes entre as pessoas e transformar a sua vida».

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 21.07.2016

 

 
Imagem D.R.
«“Inclusion, involvement, inspiration” serão os três grandes “in” que indicam a área temática do congresso», afirmou o responsável, acrescentando que os debates procurarão perceber «como desporto e fé, juntos, podem contribuir para criar sociedades mais integradas»
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos