Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Vaticano convida Joana Carneiro para congresso sobre música

A maestrina portuguesa Joana Carneiro é uma das convidadas do congresso "Igreja e compositores - Palavras e sons", que o Conselho Pontifício da Cultura, organismo da Santa Sé, realiza em Roma de 13 a 15 de setembro.

Joana Carneiro intervém na oficina "Modalidade, tonalidade, contemporaneidade", marcada para o terceiro dia da iniciativa que procura discernir qual «o lugar dos compositores na vida musical da Igreja».

«Um grupo de relatores - biblistas, liturgistas, educadores, teólogos, músicos (entre eles obviamente os próprios compositores) procurará definir a figura do compositor, visando evidenciar o seu contributo pastoral e cultural, assim como as exigências e as expetativas da comunidade cristã», refere a página do Conselho Pontifício.

"Música e Palavra" é o primeiro dos temas em análise, centrando-se nas questões da memória, da inteligibilidade e do significado», seguindo-se "Música e Evangelho", que apresentará «algumas experiências de vida pessoal e comunitária para refletir sobre o impacto dos diferentes estilos musicais e compositivos».

No último dia os participantes centram-se na "Música e instrumentos", tema «de carácter mais técnico» que abordará «diversos sons», do órgão à música eletrónica, culminando com a voz humana.

Dirigido a responsáveis das conferência episcopais e ordens religiosas, músicos, animadores de música litúrgica, associações e movimentos, o congresso será aberto por outra personalidade portuguesa: o bispo D. Carlos Azevedo, delegado do Conselho Pontifício da Cultura.

"Ser compositor para a comunidade cristã" (John Rutter), "O estilo compositivo na Capela Sistina para as celebrações papais" (Massimo Palombella), "Bíblia e cantos bíblicos" (Marco Frisina) e "Música e formação" (Vicenzo De Gregorio) são alguns dos assuntos propostos para o primeiro dia.

Um fórum sobre cinema, intitulado "Godspell", apresentado e moderado pelo P. Antonio Spadaro, conclui a agenda de 14 de setembro, nas quais se falará de "Evangelho e composição", "Novas formas" e "Novos estilos".

"Inculturação litúrgica e instrumentos musicais", "Instrumentos: única beleza, diversas expressões" são os temas em análise no último dia, que termina na basílica superior de Assis, com um concerto no âmbito do prémio "Francesco Siciliano", atribuído no concurso internacional para uma composição de música sacra.



 

SNPC
Imagem: Joana Carneiro | D.R.
Publicado em 28.04.2018

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos