Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Universidade Católica lança curso de verão sobre "Liberdade de expressão e liberdade religiosa"

Imagem Cartaz (det.) | D.R.

Universidade Católica lança curso de verão sobre "Liberdade de expressão e liberdade religiosa"

As faculdades de Teologia e Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP), com o apoio do Centro de Estudos de Filosofia da mesma instituição, organizam de 1 a 3 de julho um "curso de verão" sobre "Liberdade de expressão e liberdade religiosa".

«Na sequência da Segunda Guerra Mundial, foi possível pensar a noção de um mundo sem conflitos, mormente os originados por razões de tipo ideológico ou religioso. Nada de mais errado. Os últimos setenta anos revelaram-se a antítese concreta de tal intento», refere o texto de apresentação da iniciativa, que se realiza em Lisboa.

Atualmente, «os conflitos alicerçados sobre questões culturais fundamentais como a religião e a liberdade de pensamento estão presentes por todo o globo», pelo que «é chegado o momento de repensar muitas das categorias tradicionais nos âmbitos do religioso e da liberdade de expressão, como forma de contribuição para um movimento global que promova o diálogo e a paz».

As sessões, que decorrem das 18h00 às 21h00, iniciam-se com as intervenções intituladas "Sócrates e os deuses da cidade" (por Américo Pereira, docente de Filosofia e colaborador da página da Pastoral da Cultura) e "A 'Cidade de Deus'" (proferida por Isidro Lamelas, especialista em Teologia Patrística).

Após o debate, que ocorre a seguir a todas as conferências, e o intervalo, a historiadora Ana Jorge fala sobre "Liberdade de expressão e liberdade religiosa na medievalidade", enquanto que Inês Bolinhas, professora de Filosofia, centra a reflexão no tema "S. Tomás de Aquino e os judeus".

Depois de as intervenções do primeiro dia terem sido dedicadas às "Continuidades e ruturas", a jornada prossegue a 2 de julho com o "Século XX, contemporaneidade e horizontes".

José Miguel Sardica, diretor da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, apresenta a sua perspetiva sobre "A liberdade de expressão em Portugal antes do 25 de Abril", enquanto que Paulo Fontes, que dirige o Centro de Estudos de História Religiosa, da Faculdade de Teologia, propõe o tema "A liberdade religiosa em Portugal no século XX".

A seguir à pausa, Carlos Morujão e Manuel Cândido Pimentel, docentes de Filosofia, abordam, respetivamente, "A 'querela do ateísmo': religião, ética e política no pensamento de Fichte em Jena" e "Há liberdade religiosa sem liberdade de expressão? – ecos no Pensamento Português", antes de Borges de Pinho, professor catedrático da Faculdade de Teologia apresentar o tema "O Vaticano II e a liberdade religiosa".

O último dia, sobre "A mulher na religião. Possibilidades e limites de expressão", inicia-se com as conferências "Representações da mulher na cultura" (Isabel Gil, Faculdade de Ciências Humanas), "Expressões do feminino na Bíblia" (Luísa Almendra, biblista) e "Expressões do feminino na espiritualidade" (Teresa Messias, teóloga).

Depois do intervalo realiza-se a mesa redonda "A mulher nas tradições religiosas", com Riaz Issa, Rahim Aly, Maria João Tomás, José Nunes e Margarida Amaral.

As inscrições decorrem até 30 de junho. Os participantes podem optar por não serem avaliados, recebendo no fim do curso um certificado de presença, ou pela avaliação, caso em que terão de entregar um trabalho escrito, posteriormente avaliado por um docente definido pela organização.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 17.06.2015

 

 

 
Imagem Cartaz (det.) | D.R.
Os conflitos alicerçados sobre questões culturais fundamentais como a religião e a liberdade de pensamento estão presentes por todo o globo», pelo que «é chegado o momento de repensar muitas das categorias tradicionais nos âmbitos do religioso e da liberdade de expressão, como forma de contribuição para um movimento global que promova o diálogo e a paz
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos