Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Música

Universidade Católica homenageia padre e compositor Manuel Faria

A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Braga), em colaboração com o Seminário Maior da mesma cidade, vai organizar uma homenagem ao sacerdote e compositor Manuel Faria (1916-1983).

O tributo marcado para a data do 30.º aniversário de falecimento, 6 de junho, inclui uma conferência proferida por Jorge Alves Barbosa, seguida de um concerto pelo grupo Cappella Bracarensis.

O cónego Manuel Ferreira de Faria era natural de S. Miguel de Seide, concelho de Vila Nova de Famalicão.

Formou-se em Roma, no Pontifício Instituto de Música Sacra, com licenciatura em Canto Gregoriano, tendo depois concluído os estudos como compositor e maestro no Conservatório Nacional de Lisboa.

Foi bolseiro do então Instituto de Alta Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian para estudos que realizou em Itália.

Recebeu o Prémio Nacional de Composição “Carlos Seixas” da então Secretaria de Estado de Informação e Turismo, em 1971.

Notabilizou-se como compositor de música sacra, especialmente música coral, quer para a liturgia (numerosos motetes, hinos, salmos, poemas da religiosidade popular) quer para exaltação espiritual.

Compôs várias Missas e deixou composições para piano e música sinfónica. Foi também autor do programa "Ao encontro da grande música", que a Rádio Renascença transmitiu entre 1976 e 1981.

A sessão evocativa, com entrada livre, decorre às 21h30, no auditório S. Tomás de Aquino da Faculdade de Teologia (Rua de Santa Margarida, Braga).

 

Voz Portucalense | Com SNPC
09.05.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoP. Manuel Faria

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página