Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Universidade Católica desvela painéis de Ilda David e abre comemorações dos 50 anos da Faculdade de Teologia

A Universidade Católica, em Lisboa, encerra esta quinta-feira, 11 de outubro, as comemorações dos 50 anos da sua fundação, com a revelação pública dos painéis “lineamenta”, da escultora Ilda David, a inauguração de uma galeria e a presença do presidente da República numa conferência.

De acordo com um comunicado assinado pela reitora, Isabel Capeloa Gil, a que o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura teve acesso, no mesmo dia o magno chanceler da instituição, D. Manuel Clemente, inaugura dois novos auditórios, denominados Santuário de Fátima e Cardeal D. António Ribeiro.

Na mesma data celebra-se, às 12h00, a missa do Espírito Santo, que, tradicionalmente, marca a abertura do ano letivo.

Pelas 15h30 é apresentado o livro "A história da Universidade Católica Portuguesa", com as intervenções de D. Manuel Clemente, Manuel Braga da Cruz, antigo reitor da instituição, e José Miguel Sardica.

O programa prossegue às 16h30, com a apresentação do estudo "Católica impacto", e pelas 17h30 Marcelo Rebelo de Sousa profere a conferência "O futuro de Portugal e a visão do mundo".

As celebrações terminam às 18h30, com a inauguração do espaço "Galeria Fundação Amélia de Mello", seguida de "vernissage".

A 3 de novembro, a Faculdade de Teologia abre as comemorações do seu 50.º aniversário, com uma sessão solene marcada para as 15h00, nas instalações de Braga da Universidade.

Após a intervenção das autoridades académicas, João Manuel Duque, professor catedrático da Faculdade de Teologia, profere a conferência “A teologia como hermenêutica de fronteira”.

Segue-se, às 17h30, na catedral, a celebração da missa, presidida pelo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, e o jantar, que decorre no Centro Cultural e Pastoral da Arquidiocese.


 

Rui Jorge Martins
Publicado em 30.10.2018 | Atualizado em 08.10.2023

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos