Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Unesco cria centro para arquitetura e arte religiosa em parceria com diocese de Beja

Imagem

Unesco cria centro para arquitetura e arte religiosa em parceria com diocese de Beja

A Unesco, organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, vai criar, através da sua Comissão Nacional, um centro para a arquitetura e arte religiosa, envolvendo a diocese de Beja, entre outras parcerias.

O protocolo de instituição vai ser assinado em Santiago do Cacém, cidade que acolherá a estrutura, na próxima terça-feira, às 16h00, na Câmara Municipal.

O organismo conta com a participação da autarquia, Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja (DPHADB), Associação dos Amigos do Património da Diocese de Beja e Real Sociedade Arqueologia Lusitana de Santiago do Cacém.

O Centro Unesco para a Arquitetura e a Arte Religiosa «tem como objetivo disseminar boas práticas na conservação do património religioso e torná-las acessíveis a todos», explicou o diretor do DPHADB, José António Falcão, refere a página da Antena Miróbriga.

«Além das boas práticas, grande parte do trabalho do centro vai assentar na partilha de conhecimento e na criação de metodologias que respeitem as técnicas tradicionais de cada região», assinala a mesma fonte.

Os parceiros propõem-se recuperar a capela de São Jorge e a antiga Casa de Chá do antigo Palacete dos Condes de Avillez, na Tapada do Castelo, cedidas pelo município, onde funcionará o centro, que será apoiado por uma equipa vocacionada para prestar apoio em todo o território nacional.

O DPHADB, responsável pela organização do festival de música Terras sem Sombra, foi distinguido em 2010 com o Prémio Árvore da Vida-Padre Manuel Antunes, atribuído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura em parceria com a Renascença, pela sua ação na preservação, recuperação e dinamização do património da diocese.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 15.07.2016 | Atualizado em 15.04.2023

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos