Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Lisboa

"Uma esperança sem fronteiras": Colóquio assinala encerramento do Ano da Fé

“Uma esperança sem fronteiras” é o nome do colóquio com que a Renascença, a Universidade Católica Portuguesa (UCP), a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre e a Paulinas Editora organizam esta sexta-feira, 29 de novembro, em Lisboa, para assinalar o encerramento do Ano da Fé.

O encontro com entrada livre, que decorre na UCP (auditório 2), abre às 15h30 com a apresentação e boas vindas pela jornalista Graça Franco, diretora de Informação da Renascença.

O programa continua com o painel “A lista de Bergolio”, título do livro recentemente publicado em Portugal com testemunhos sobre a ação que o papa Francisco desenvolveu na Argentina, quando era padre, ao desviar dezenas de pessoas da prisão e da morte, durante o regime ditatorial militar.

O painel conta com as intervenções do patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e uma conversa entre o autor do volume, o jornalista italiano Nello Scavo, e o diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura e vice-reitor da UCP, padre José Tolentino Mendonça.

“Um olhar sobre a Síria”, com comentário e testemunho da ajuda concreta ao povo sírio, é o tema do segundo painel, agendado para as 16h45, com um colóquio entre Jorge Sampaio, ex-presidente da República, e D. Samir Nassar, arcebispo maronita de Damasco, capital do país que se encontra envolvido numa guerra civil.

A conversa é moderada pela presidente da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, Catarina Martins Bettencourt, que a seguir apresenta a campanha de Natal da instituição a favor da Síria, país que motivou uma vigília de oração pela paz, a nível mundial, promovida pelo papa Francisco.

A sessão de encerramento, marcada para as 17h45, conta com a intervenção da reitora da UCP, Maria da Glória Garcia.

O Ano da Fé, instituído pelo papa emérito Bento XVI, começou a 11 de outubro de 2012, e foi encerrado no último domingo, 24 de novembro, pelo papa Francisco.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 28.11.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Ano da Fé

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página