Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Um coração maravilhoso

Imagem Our stenciled heart (det.) | Miriam Schapiro | D.R.

Um coração maravilhoso

«Acredito que um dia, o teu dia, meu Deus, avançarei para ti com passos titubeantes, com todas as minhas lágrimas na palma da mão, mas também com este coração maravilhoso que nos deste, este coração demasiado grande para nós porque é feito para ti.»

«Amarás o Senhor teu Deus com todo o coração...» Todos recordamos este apelo do Deuteronómio (6,5), o quinto livro da Bíblia. O Catecismo da Igreja Católica explica que «a tradição espiritual da Igreja insiste também no coração no sentido bíblico de "fundo do ser" em que a pessoa se decide ou não por Deus» (n. 368).

O profeta Jeremias, por seu lado, estava certo de que Deus quer «escrever a sua lei no coração» dos homens (31,33). O "coração" não é reduzível, portanto, ao sentimento, mas é, na prática, a nossa consciência, a nossa alma, aberta ao infinito, ao eterno, ao mistério divino.

É isto que exprime sugestivamente Jacques Leclerq (1891-1971), teólogo moralista belga, precursor do Concílio Vaticano II, nas palavras intensas e espirituais que citámos acima.

Na Bíblia denuncia-se o coração «endurecido», quase petrificado, que não pode, por isso, dilatar-se a abraçar Deus, os grandes horizontes, o respiro da beleza e da verdade. Repete-se muitas vezes a célebre frase dos "Pensamentos" de Pascal: «O coração tem as suas razões que a razão não conhece» (n. 277). A vastidão e a liberdade da alma humana não se comprimem na, ainda que gloriosa, caixa craniana.

Diante de Cristo, «manso e humilde de coração», tomamos a oração de um conhecido escritor sueco, Pär Lagerkvist (1891-1974): «Tem-me, Senhor, com a tua mão misteriosa e não me abandones. Conduz-me sobre luminosas pontes que atravessam o vertiginoso abismo, onde reténs prisioneira a treva».

 

Card. Gianfranco Ravasi
In "Avvenire"
Trad.: Rui Jorge Martins
Publicado em 01.07.2016

 

 
Imagem Our stenciled heart | Miriam Schapiro | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos