Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

“Um Céu para Santa Isabel”: Cardeal-patriarca inaugura pintura de teto de igreja

Imagem © Paulo Catrica

“Um Céu para Santa Isabel”: Cardeal-patriarca inaugura pintura de teto de igreja

No dia 19 de julho às 17h30, com Missa presidida pelo Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente, às 19h00, realiza-se a inauguração oficial da pintura do teto da igreja de Santa Isabel, em Lisboa, segundo o projeto do artista Michael Biberstein.

“Um Céu para Santa Isabel” surgiu a partir de um convite feito pelo pároco ao artista Michael Biberstein por sugestão do gabinete de Arquitetura Appleton & Domingos, em outubro de 2009. A maquete do projeto foi apresentada pela primeira vez na Appleton Square, no âmbito da Trienal de Arquitetura de 2010. O interesse que o projeto então despertou levou à decisão de angariar fundos destinados à sua concretização. Nessa fase, e graças a apoios diversos, com destaque para o BES e BPI, foi possível dar inicio ao projeto com o envolvimento da empresa Nova Conservação e do gabinete de engenharia A2P, que asseguraram o apoio técnico nas áreas do restauro e das estruturas, e da Cristina Guerra Contemporary Art em Lisboa.

Na sequência da morte súbita de Michael Biberstein, em 2013, a escassos meses de iniciar a pintura do teto, Ana Nobre de Gusmão, viúva do artista, e todas as pessoas já envolvidas no projeto, resolveram dar-lhe continuidade e estabeleceram que o teto deveria ser pintado de acordo com o original da maquete.

Para proceder à reavaliação e ao reajuste do projeto inicial foi alargada a equipa, com a participação do artista Julião Sarmento, do curador Delfim Sardo, da Galeria Jeanne Bucher-Jaeger de Paris, da Factum Art Foundation, a quem coube a execução da pintura.

Chegado assim o momento em que finalmente se apresenta o “Céu de Santa Isabel”, é essencial salientar o apoio financeiro da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, assim como de outras entidades públicas e privadas, nomeadamente de Martha e Blaise Haldimann, Monique Barbier-Muller e Fondation Claude et Sofia Marion.

Para além das galerias de Paris e de Lisboa, o artista Michael Biberstein é representado pela Galeria Pedro Oliveira no Porto, Galleria Giorgio Persano em Turim, Galerie Rosenberg em Zurique, Haus der Kunst St. Josef em Solothurn, Galerie Tanit em Munique/Beirute.

Esta inauguração compreende também a da conservação e restauro da parte superior das paredes que incluem as janelas. Este trabalho, da responsabilidade da empresa Nova Conservação, corresponde à 1ª fase da obra de conservação e restauro da Igreja de Santa Isabel, iniciada exatamente no ano em que se comemora o quinto centenário da Beatificação da Rainha Santa.

Se, para o “céu” pudemos contar com os generosos apoios acima referidos (gostaria de destacar que foi determinante para a execução da obra o interesse e empenho do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes), esta 1ª fase de conservação e restauro (da parte superior das paredes, incluindo as janelas) foi integralmente suportada pelos paroquianos.

A eles o agradecimento de todos!

Queria agradecer pessoalmente a todos os que contribuíram para que este sonho fosse realidade. Além dos já referidos, e muito em especial, ao Nuno Proença, ao Vasco Appleton, ao João Appleton, à Vera Appleton e à Ana Nobre de Gusmão.

 




 

P. José Manuel Pereira de Almeida
Pároco de Santa Isabel, Lisboa
Vídeo: Exposição integrada na Trienal de Arquitetura de Lisboa revela projetos de pintura do teto da igreja de Santa Isabel e de cadeira da presidência, 2010
Publicado em 01.07.2016

 

 
Imagem © Paulo Catrica
Na sequência da morte súbita de Michael Biberstein, em 2013, a escassos meses de iniciar a pintura do teto, Ana Nobre de Gusmão, viúva do artista, e todas as pessoas já envolvidas no projeto, resolveram dar-lhe continuidade e estabeleceram que o teto deveria ser pintado de acordo com o original da maquete
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos