Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Twitter do papa assinala segundo ano com 17 milhões de seguidores

Imagem D.R.

Twitter do papa assinala segundo ano com 17 milhões de seguidores

A conta @Pontifex festeja hoje o seu segundo aniversário, com 17 milhões de pessoas. Foi a 12 de dezembro de 2012 que foram lançados, com Bento XVI, os primeiros “tweets” da conta associada ao papa.

A experiência comunicativa singular num pontificado, que criou perplexidades em muitos ambientes, chegou quase 82 anos após a primeira mensagem pelas ondas hertzianas, através da Rádio Vaticano, com Pio XI, a 12 de fevereiro de 1931.

As primeiras oito contas em várias línguas, incluindo o português, foram abertas há dois anos, enquanto que a nona, em latim, que supera hoje os 300 mil exemplares, foi inaugurada a 17 de janeiro de 2013.

O primeiro “tweet” do papa emérito Bento XVI dizia: «Queridos amigos, é com alegria que entro em contacto convosco via twitter. Obrigado pela resposta generosa. De coração vos abençoo a todos».

Seguiram-se perguntas e respostas no âmbito do marcador (“hashtag”) “#AskPontifex”, criada a 3 de dezembro de 2012 para colocar perguntas ao papa sobre a fé. A primeira questão, «como podemos viver melhor o Ano da Fé no nosso dia a dia?», enviada por um jornalista espanhol, teve como resposta «dialoga com Jesus na oração, escuta Jesus que te fala no Evangelho, encontra Jesus nas pessoas que passam necessidade».

Em 76 dias (12 de dezembro de 2012 a 28 de fevereiro de 2013, data de início da Sede Vacante), Bento XVI reuniu três milhões de seguidores; depois, de 17 de março de 2013 até hoje, 21 meses de pontificado de Francisco, seguiram-se 14 milhões de subscritores.

«Queridos amigos, de coração vos agradeço e peço para continuardes a rezar por mim. Papa Francisco» foi a primeira mensagem do atual bispo de Roma. A mais recente foi divulgada hoje, há cerca de três horas, lembrando o dia em que a Igreja evoca a padroeira da América Latina: «Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!».

As 443 mensagens de Francisco, seguidas por 1,22 milhões de seguidores na conta em português, tocam um vasto leque de temas: nos últimos dias, por exemplo, o papa escreveu sobre ecologia, família, Virgem Maria, Advento, pobreza, fé e amor.

 

Rui Jorge Martins
Com "Vatican Insider"
Publicado em 12.12.2014

 

 

 
Imagem D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos