A teologia visual da beleza
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Pintura e arquitetura

Um céu para a igreja de Santa Isabel

A paróquia de Santa Isabel, em Lisboa, confiou ao pintor Michael Biberstein o projeto de substituição da pintura do teto da sua igreja matriz, e ao designer Miguel Vieira Baptista o conceito da cadeira da presidência que orientará a renovação do mobiliário litúrgico.

As propostas podem ser apreciadas até 13 de novembro na galeria Appleton Square, numa exposição integrada na Trienal de Arquitetura de Lisboa

A pintura e a cadeira da presidência integram-se numa maqueta da igreja, realizada à escala 1:8..

«Na obra de Michael Biberstein, a pintura reserva ao observador um espaço que só este pode determinar pela sua presença em frente à obra. E essa presença é um convite à disponibilidade do seu tempo para fruir a pintura, deixando emergir a possibilidade que cada um tem de se aproximar das visões do sublime que a obra de Biberstein convoca. Como se as suas pinturas sobre a tela, na sua bidimensionalidade, transmutassem o espaço, numa envolvência que integra a arquitetura onde nos encontramos», refere João Silvério no texto da exposição.

“As paisagens imensas, onde podemos encontrar muitas vezes uma luminosidade, aparentemente nebulosa, desestabilizam os nossos próprios parâmetros sensoriais», prossegue João Silvério.

«Como refere Otto Neumaier, no catálogo da exposição "A difícil travessia dos Alpes: ‘a sua obra dirige-nos até aos limites daquilo que somos capazes de experimentar e, ao fazê-lo, faz-nos evocar os limites da alma quanto à possibilidade de experimentar o mundo – e nós próprios’».

Para João Silvério, «a pintura do teto desta igreja transformará não só a experiência da arquitetura do lugar ampliando-o até ao infinito, como a vivência interior de cada um de nós no interior de um espaço, ou contentor, dedicado à introspeção e à contemplação».

O vídeo que apresentamos inclui imagens dos projetos e recolhe as impressões dos autores, do arquiteto João Appleton e do pároco, P. José Manuel Pereira de Almeida.

 

 

 

© SNPC | 25.10.10

Foto













Foto

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página