Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Trecho «insuperável» de Mozart na missa da noite de Natal presidida pelo papa

Imagem Mozart | D.R.

Trecho «insuperável» de Mozart na missa da noite de Natal presidida pelo papa

«Na música gosto muito de Mozart, obviamente. Aquele "Et incarnatus est" da sua Missa em Dó é insuperável: leva-te a Deus! Mozart preenche-me: não posso pensá-lo, devo ouvi-lo.»

Foi com estas palavras, proferidas numa entrevista dada em 2013, que o papa se referiu ao trecho da Missa em Dó Menor de Mozart (1756-1791), que vai ser tocado e cantado esta quarta-feira na basílica de S. Pedro, no Vaticano, entre cantos gregorianos, na missa da noite de Natal, presidida por Francisco.

Composta entre 1781 e 1782, em Viena, a Missa em Dó Menor, que ficou incompleta, resultou de uma promessa pela cura da futura esposa, Constanze. O trecho "Et incarnatus est" remete para o prólogo do Evangelho segundo S. João: «O Verbo fez-se carne e habitou entre nós».

O diretor da Capela Musical Pontifícia "Sistina" lembrou que o último Concílio (1962-1965) «pede uma visão que inclua a realidade, ou seja, inclua a tradição mas dialogue com a modernidade», refere a Rádio Vaticano.

A interpretação do excerto, durante o Credo, será dirigida pelo maestro austríaco Manfred Honeck, de 56 anos, diretor musical da Orquestra Sinfónica de Pittsburgh (EUA), com a soprano Chen Reiss, de origem israelita.

No início de dezembro, o maestro recebeu um telefonema do seu agente, questionando-o sobre os planos para o Natal, pergunta que deixou Manfred Honeck surpreendido, tendo em conta que ele sempre passou o Natal com a família, hábito bem conhecido do empresário, revela a página do jornal Pittsburgh Post-Gazette.

De acordo com a mesma fonte, o convite, que partiu do papa Francisco, foi aceite depois de o maestro, católico e pai de seis filhos, consultar a família e assegurar-se de que o acompanharia: «Nunca faria nada sem eles», afirmou.

Esta será a primeira vez que a missa de Natal em direto do Vaticano será transmitida em três dimensões, no canal italiano Sky 3D. A emissão inaugural desta tecnologia ocorreu em abril de 2014, durante a canonização dos papas João XXIII e Paulo VI.

Com uma estimativa de 700 milhões de espetadores, a missa, que começa às 21h30 locais, será transmitida em direto em Portugal através da RTP-2, a partir das 20h30.







 

Rui Jorge Martins
Publicado em 23.12.2014

 

 
Imagem Mozart | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos