A teologia visual da beleza
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Vaticano

Terminou restauro da colunata da Praça de S. Pedro

Após cinco anos de trabalhos, terminou o restauro da majestosa colunata da Praça de S. Pedro, no Vaticano, em que trabalharam mais de 100 restauradores, investigadores e engenheiros, revela o jornal italiano "La Stampa" através do site "Vatican Insider".

As 284 colunas de ordem dórica e as 140 estátuas de santos, idealizadas por Gian Lorenzo Bernini (Nápoles, 1598 - Roma, 1680), coroam um dos espaços mais famosos do mundo e formam parte da fronteira entre o Vaticano e a Itália.

Iniciada na primavera de 2009, com um plano que deveria estender-se durante quatro anos, a operação de restauro conclui-se agora com a desmontagem dos últimos andaimes, na extremidade da colunata, enquanto que os restauradores dão os últimos retoques.

Foto Agenzia I.Media

Além do banho de areia a que foram submetidos os "braços" abertos da colunata em travertino, os laboratórios do Vaticano poliram, restauraram e consolidaram as estátuas de santos de 3,10 metros de altura, situadas a vinte metros do solo.

Os restauradores de várias nacionalidades, sobretudo mulheres, recorreram a algumas das técnicas mais modernas, como a visão térmica e a auscultação por meio de um radar capaz de revelar a estrutura interna.

FotoGreg Willis

A Praça de São Pedro ficará finalmente livre de coberturas e andaimes durante a Semana Santa, em abril, bem como para a canonização de João XXIII e João Paulo II, no mesmo mês.

Durante o verão uma das duas fontes da praça deverá ser restaurada, enquanto que o laboratório de mármores dos Museus do Vaticano avaliará a oportunidade de restaurar o obelisco de granito vermelho com mais de quatro mil anos, oriundo do Egito.

Fotognuckx

Ocupando o centro da praça, o obelisco, o segundo mais alto de Roma e o único que não tem inscrições hieroglíficas, apenas latinas, tem 25,31 metros de altura, 8,25 metros de base e pesa 300 toneladas.

Antes do projeto de Bernini, o espaço que é hoje a Praça de S. Pedro era informe, com vários edifícios a bloquearem o acesso à basílica e sem proteção contra as condições climatéricas.

FotoMattana

O papa Alexandre VII decidiu criar um acesso mais digno e funcional à basílica, tarefa que Bernini executou em duas partes entre 1656 e 1667.

Por um lado, foi projetado um espaço oval compreendido entre os dois grandiosos hemiciclos de filas quádruplas de colunas de capitel toscano; por outro, foi concebida uma área de forma trapezoidal delimitada por dois braços que, partindo das colunatas, divergem ligeiramente e chegam aos extremos da fachada da basílica.

Foto

 

Foto

 

FotoNesta imagem são visíveis as coberturas das obras de restauro

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

 

Vatican Insider, Basílica Papal de S. Pedro
Trad./red.: SNPC/rjm
© SNPC | 21.02.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

FOto

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página