Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Música: “Stabat Mater”, de Francis Poulenc

Imagem Capa (det.) | D.R.

Música: “Stabat Mater”, de Francis Poulenc

Apesar de o compositor francês Francis Poulenc (1899-1963) ter sido muito respeitado em alguns círculos artísticos, nunca conseguiu reunir o mesmo número de seguidores dos seus contemporâneos Ravel ou Satie.

Um dos motivos poderá estar ligado à variedade da sua música: alguns dos seus trabalhos poderiam muito bem ser executados no “Moulin Rouge”, enquanto outros foram concebidos para uma igreja. Na imprensa francesa chegou a ser qualificado de «meio monge, meio delinquente».

Após a morte de um dos seus amigos mais íntimos, Poulenc terá experimentado uma espécie de epifania religiosa, que o levou a compor mais obras vocais baseadas em textos sagrados. O “Stabat Mater”, estreado em 1951, que o autor qualificou de «“requiem” sem desespero», e o “Sept Répons de Ténèbres” (1963) são dois dos seus melhores trabalhos no género: austeros, simples, mas com momentos que tocam o sublime.

Em 2014, a editora Harmonia Mundi reuniu estas obras numa interpretação da Cappella Amsterdam, o Coro de Câmara Filarmónico da Estónia e a Orquestra Nacional Sinfónica da Estónia, que por diversas vezes atuou em Portugal, num conjunto conduzido pelo maestro Daniel Reuss.

Reverência, tristeza, alegria, beleza, poder, piedade e exuberância são algumas das qualidades dos cantores e músicos envolvidos nesta gravação. Desde os ténues e sombrios compassos de abertura do “Stabat Mater” até aos poderosos clamores de Judas nas “Sept Répons”, todo o dinamismo e emoção são explorados na plenitude.

O maestro Daniel Reuss junta as forças vocais e orquestrais tão bem, que raramente ouvi um balanço tão perfeito entre as duas. E a soprano Carolyn Sampson é fascinante. É extraordinária a forma como desliza suavemente para uma nota e permite depois que ela alcance a sua plenitude.

Se já conhece e admira a música de Poulenc, então precisa de ouvir esta gravação. Se ainda não conhece bem este compositor, esta maravilhosa gravação de alguns dos seus melhores trabalhos é uma excelente forma de se familiarizar com música fora de série.

 




Jean-Yves Duperron
In Classic Music Sentinel
Trad./edição: Rui Jorge Martins
Publicado em 19.11.2014

 

Título: Stabat Mater, Sept Répons des Ténèbres
Autor: Francis Poulenc
Intérpretes: Cappella Amsterdam, Estonian Philarmonic Chamber Orchestra, Estonian National Symphony Orchestra; Daniel Reuss, dir.
Editora: Harmonia Mundi
Duração: 1h 12m 12s.

 

 
Imagem Capa | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos