Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Sofia Escobar, Sofia de Portugal e Joel Branco interpretam musical sobre Fátima

Imagem Sofia Escobar | D.R.

Sofia Escobar, Sofia de Portugal e Joel Branco interpretam musical sobre Fátima

Sofia Escobar, Sofia de Portugal e Joel Branco são alguns dos 19 atores, cantores e bailarinos de “Entre o Céu e a Terra – O Musical sobre Fátima”, que vai ser estreado a 13 de outubro no santuário da Cova da Iria.

O projeto integra «uma orquestra ao vivo, envolvendo também a utilização dos melhores recursos tecnológicos associados a um exigente desenho de luz, som e sonoplastia, bem como uma aposta forte em cenografia e figurinos», refere a página do santuário. 

«Depois de alguns anos de pesquisa e criação artística», o espetáculo concebido pela Elenco Produções «destaca-se pela sua linguagem contemporânea e composição totalmente original, quer no conteúdo quer na abordagem artística», salientam os responsáveis.

Assinalando a última manifestação da Virgem Maria aos três pastorinhos na Cova da Iria, a 13 de outubro de 1917, "Entre o Céu e a Terra", que começou a ser pensado em 2014, é «o musical oficial da celebração do centenário das aparições».

«Procurando perceber os sinais do nosso tempo a partir de Fátima, a obra assenta numa omnipresença de Lúcia, Francisco e Jacinta, mas debruçada no cruzamento do passado e do presente, culminando assim num espetáculo forte e sufocante, com uma estética moderna, e promovendo uma maior identificação do público com as personagens», explica o santuário.

A direção musical é de Artur Guimarães, texto e letras de Liliana Moreira, e encenação e coreografia de Joana Quelhas.

Criada há cinco anos, a Elenco Produções trabalha no âmbito do musical, dança e teatro e assinou espetáculos como "Zorro", "A ilha do tesouro", "Cinderela XXI" e "Volta ao mundo em 60 minutos", que esgotaram salas de referência em Portugal, nomeadamente em Lisboa e Porto.

A estreia está marcada para as 15h30, no anfiteatro do Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, seguindo-se apresentações a 14 e 15 de outubro, às 21h30. Estão planeadas para 2017 mais exibições em Portugal e também no estrangeiro.

Depois de atuar em Londres, Sofia Escobar foi, em 2016, uma das protagonistas do musical "Eusébio, um hino ao futebol" e integrou o júri do concurso televisivo "Got talent Portugal".

A atriz e cantora Sofia de Portugal exerce atividade profissional nestes domínios há mais de duas décadas, sendo também encenadora, diretora de atores e professora de Teatro.

Ultrapassando meio século de vida artística, o ator, bailarino e cantor Joel Branco participou em cerca de 40 programas de televisão, esteve no elenco de mais de uma dezena de peças de teatro e também gravou discos.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 19.09.2016

 

 
Imagem Sofia Escobar | D.R.
Procurando perceber os sinais do nosso tempo a partir de Fátima, a obra assenta numa omnipresença de Lúcia, Francisco e Jacinta, mas debruçada no cruzamento do passado e do presente, culminando assim num espetáculo forte e sufocante, com uma estética moderna, e promovendo uma maior identificação do público com as personagens
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos