Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

«Sinto-me em casa convosco»: Papa encontra-se com reclusos

«Sinto-me em casa convosco»: Papa encontra-se com reclusos

Imagem Papa Francisco | Milão, Itália | 25.3.2017 | © L'Osservatore Romano

O papa encontrou-se hoje com reclusos do estabelecimento prisional de San Vittore, em Milão, onde passou cerca de três horas e almoçou com uma centena de detidos: «Sinto-me em casa convosco», afirmou.

«Vós para mim sois Jesus, sois irmãos. Eu não tenho a coragem de dizer a ninguém que está preso: "Mereces". Porque sois vós e não eu? O Senhor ama-me tanto quanto a vós, o mesmo Jesus está em vós e em mim, somos irmãos pecadores. Pensai nos vossos filhos, nas vossas famílias, nos vossos pais», apontou Francisco.

As visitas às prisões constituem um dos pontos comuns das viagens que o papa faz, quer em Itália quer no estrangeiro, como foram os casos na Bolívia, Paraguai e México, vincando a atenção de Francisco às pessoas marginalizadas.

A acompanhar a visita estavam alguns membros da Igreja que marcam presença regular no estabelecimento prisional, além do capelão, bem como agentes policiais, educadores, assistentes médicos e voluntários.

No fim da visita foram abençoados os dons oferecidos pelos detidos: um cachecol feito na alfaiataria da prisão, alguns produtos artesanais e postais nos quais os reclusos escreveram o seu nome e dos seus familiares, para que o papa os levasse consigo na oração.





 

Salvatore Cernuzio
In "Vatican Insider"
Trad. / edição: SNPC
Publicado em 25.03.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos