Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Se não há paz no teu coração, o mundo também não terá paz: Papa recomeça missas na Casa de Santa Marta

Imagem Papa Francisco | © L'Osservatore Romano

Se não há paz no teu coração, o mundo também não terá paz: Papa recomeça missas na Casa de Santa Marta

«Podes falar da paz com belas palavras, fazer uma grande conferência, mas se nas tuas pequenas coisas, no teu coração, não há paz, se na tua família não há paz, se no teu bairro não há paz, no teu local de trabalho não há paz, então também não haverá no mundo.»

Pedir a Deus a «sabedoria» de fazer a paz nas coisas de cada dia, porque é dos pequenos gestos diários que nasce a possibilidade da paz à escala mundial: foi em torno deste pensamento que o papa pronunciou a homilia da missa a que presidiu, esta manhã, na Casa de Santa Marta, onde reside, a primeira após a pausa estival.

Para Francisco, o caminho «de santos e pecadores» indica que «a paz não se faz de um dia para o outro», porque ela é um «dom» de Deus que, todavia, requer ser «trabalhado diariamente».

«Por isso podemos dizer que a paz é um dom que se torna artesanal nas mãos dos homens. Somos nós, homens, a cada dia, a dar um passo para a paz: é o nosso trabalho. É o nosso trabalho com o dom recebido: fazer a paz», acrescentou.

A paz, prosseguiu o papa, trabalha-se nas «pequenas coisas quotidianas»: «Não chegam as grandes manifestações pela paz, os grandes encontros internacionais se depois não se faz, essa paz, nas coisas pequenas».

Francisco sugeriu que a Deus seja pedida a «sabedoria de fazer a paz nas pequenas coisas de cada dia mas apontando para o horizonte de toda a humanidade», especialmente hoje, em que se está «a viver uma guerra e todos pedem a paz».

«Como está o teu coração, hoje? Está em paz? Se não está em paz, antes de falar de paz, coloca o teu coração em paz. Como está a tua família hoje? Está em paz? Se não és capaz de levar por diante a tua família, o teu presbitério, a tua congregação, se não és capaz de a levar por diante em paz, não chegam palavras de paz para o mundo», vincou.

A Eucaristia da festa litúrgica do nascimento da Mãe de Jesus, que se assinala esta quinta-feira, marca o início de um novo ciclo de missas que a Rádio Vaticano tem vindo a reportar às segundas, terças, quintas e sextas-feiras (às quartas-feiras decorre, habitualmente, a audiência geral do papa).

 

Alessandro De Carolis
In "Rádio Vaticano"
Trad. / edição: Rui Jorge Martins
Publicado em 08.09.2016

 

 
Imagem Papa Francisco | © L'Osservatore Romano
Como está o teu coração, hoje? Está em paz? Se não está em paz, antes de falar de paz, coloca o teu coração em paz. Como está a tua família hoje? Está em paz? Se não és capaz de levar por diante a tua família, o teu presbitério, a tua congregação, se não és capaz de a levar por diante em paz, não chegam palavras de paz para o mundo
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos